Maio vai terminar com chuva de meteoros visível em todo o Brasil

Na próxima terça-feira (31), os amantes da astronomia poderão observar em boa parte do território nacional uma bela chuva de meteoros. De acordo com informações do Observatório Nacional, a chuva de meteoros Tau Herculids ocorrerá durante a madrugada.

A chuva Tau Herculids é causada pela fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3). O cometa deixa anualmente alguns fragmentos na região da Constelação de Leão, onde podem ser observados os meteoros.

Chuva de meteoros Tau-Herculids será observada nas latitudes mais próximas do Equador. Segundo as informações disponibilizadas pelo órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, o pico da chuva será por volta das 2 horas da manhã.

Contudo, não se tem noção de qual será a intensidade dos meteoros. “Não é possível predizer com precisão. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros”, explica o astrônomo Marcelo De Cicco em nota do Observatório Nacional.

Existe uma esperança de que a visualização será facilitada por conta da fase da Lua. “A Lua estará na fase Nova, portanto, não atrapalhará a visibilidade desses meteoros que serão, em sua maioria, menos brilhantes que o usual por conta de sua baixa velocidade de entrada em nossa atmosfera”, destacou Marcelo.

Para visualizar a chuva de meteoros Tau Herculids, os especialistas recomendam que os amantes da astronomia se afastem de cidades ou pontos com muita luminosidade. Ainda de acordo com os cientistas, o fenômeno poderá ser observado com maior precisão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

“As latitudes próximas a cidade de Manaus e logo acima dela serão as que terão melhor posição para testemunhar esse possível espetáculo, raro e inspirador! Também, recomendamos, que procurem um lugar bem escuro, afastado das luzes de cidades grandes, em um local seguro, para curtir este fenômeno astronômico”, completou.

Do Hypeness