Mães de alunos denunciam abandono e riscos para crianças em escola municipal de Cotia

Um verdadeiro estado de abandono. É assim que mães de crianças que estudam na Escola Municipal Jardim Rosalina descrevem o atual estado da unidade.

O relato de uma delas mostra bem a situação e riscos que as crianças correm no dia a dia. Muitos já se machucaram e as dificuldades são muitas.

A escola fica na Estrada do Caiapiá, ao lado da UBS do Portão. Confira o relato de uma das mães:

Escola Municipal Jardim Rosalina, fica na Estrada do Caiapiá no bairro do Portão, ao lado do postinho de saúde. A escola parece que está abandonada, as janelas estão com vidros quebrados, os vitrôs não abrem e por isso não tem ventilação dentro da sala de aula, não tem como colocar os ventiladores ( novos que estão guardados em caixas) pois a fiação do prédio é muito antiga, está comprometida.
No mês de abril já teve um acidente que pegou fogo na caixa de luz que fica na secretaria da escola. Funcionários reclamaram de focos de dengue, alguns já tiveram a doença, na cozinha o teto esta esfarelando em cima do fogão onde é realizada as merendas das crianças, as salas de aula com goteiras, lousas em péssimo estado, salas de aula escuras, pois com o problema da fiação não tem como acender todas as lâmpadas entre outras coisas as paredes da escola sujas e descascando.
O banheiro de deficiente não tem como abrir a porta sendo que na escola tem crianças deficientes(cadeirantes e com andador) no banheiro não tem torneiras, os bebedouros são altos demais e tem quinas que podem causar acidentes.

As crianças do jardim tem que ficar na ponta do pé para poder beber água, a quadra é descoberta com piso de cimento e esta desmanchando o que resta do piso está com areia e as crianças acabam se machucando, o piso da escola é no cimento. Muitos alunos acabam escorregando nesse chão e se machucando e todo dia pelo menos um aluno vai para casa machucado. Tenho vergonha de dizer que moro em Cotia. As escolas, essa calamidade, sei dessa porque minha filha estuda lá, só que temos muitas que estão no mesmo estado ou pior, mais as imediações onde foi realizado o rodeio foi reformada, mas onde devemos focar, pois é nosso futuro que é nas escolas, nossas crianças ninguém lembra.

Sem contar as reformas de praças e hoje abandonadas com dependentes químicos, vou falar da praça do Portão, lá foi uma que quando inaugurada disse que ia ter uma base da polícia e até hoje não tem e se moradores chamam a policia ela não vem (vários assaltos tanto durante o dia como a noite). Peço que me ajudem a compartilhar para chegar em alguém que de uma ajuda para as escolas de Cotia”.

A reclamação foi enviada à Secretaria da Educação na manhã de segunda-feira (25).