Lulas Recheadas ao Forno

Ingredientes:

500g de lulas inteiras (sem os tentáculos, que podem ser usados em outras receitas) limpas
500g de camarão médio/pequeno limpo
1 pimentão vermelho pequeno em cubinhos
1 sachê de molho de tomate
1/2 cebola em cubinhos
3 dentes de alho picadinhos
catupiry
mussarela fatiada
sal temperado
azeite

Modo de Preparo:

Coloque as lulas com água (1 litro e meio) e sal a gosto na panela de pressão. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte 15 minutos. Deixe a pressão ir saindo naturalmente.

Em outra panela, refogue a cebola e o alho em um fio generoso de azeite. Quando a cebola e o alho estiverem dourados, junte o pimentão, mexa bem e deixe cozinhar por 5 minutos.

A seguir, adicione o molho de tomate e sal a gosto, abaixe o fogo, adicione o camarão, mexa, e deixe cozinhar (por aproximadamente 5 minutos, durante os quais você mexe uma vez ou outra, para garantir cozimento uniforme), até ele estar rosado (nesse ponto você pode adicionar um pouquinho de coentro, se for do seu gosto). Apague o fogo e reserve.

Tire a pressão, abra a panela e retire as lulas. Com cuidado, para não queimar as mãos, e com a ajuda de uma colher pequena, coloque os camarões, um a um, no fundo das lulas (vá utilizando a colher para empurrar os camarões até o fundo, e não encha completamente). Complete com o catupiry (que atuará na vedação, dispensando palitos de dente). Atenção: você vai fazer um pouco de bagunça nessa fase, não adianta

Leve as lulas a um refratário untado com azeite. Por cima, distribua o restante do molho de camarão e finalize com as fatias de mussarela. Leve ao forno, pré-aquecido, em temperatura média-baixa, por 10 minutos, para derreter o queijo.

E o resultado é realmente recompensador!
Fica delicioso! Os sabores e texturas formam um conjunto muitíssimo interessante!
Você pode servir esse prato acompanhado por salada de folhas verdes, arroz branco e, mesmo, batata palha.
Nós preferimos servi-lo, simplesmente, acompanhado de um vinho português tinto seco (leve e frutado). Foi um banquete e tanto!
Como sempre, estão todos convidados a participar, com críticas e sugestões, e também com contribuições (estas últimas, a gente edita e traz para cá)!
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que aparecem aqui, e também de outras notícias que compartilhamos apenas por lá.
Um abração e “inté”,

Thiago “Virgulino”
http://cozinhadovirgulino.blogspot.com.br/2015/03/lulas-recheadas-ao-forno.html#more