Luiz Junior e as Magias Práticas para o dia-a-dia (parte 4)

a)-Como a energia planetária afeta as coisas na Terra – segunda parte

Isso se dá através da pulsação. Tudo o que nos rodeia está em movimento, pode ser medido em comprimento de ondas, em vibrações e conhecidas pelas pulsações. Uma pulsação constante de tudo o que nos cerca. Assim é o ritmo (e esse é outra característica do mundo material) como o das marés, dos sons que levam ao transe e das batidas do coração. Vamos fazer um pequeno experimento? Feche firmemente suas mãos. Sinta a energia que está represada, a tensão que a cerca. Sinta o sangue fluindo pelas veias pedindo para ser libertado. Os músculos retesados, prontos para a ação. Porém tudo está parado, concentrado. É como o Big Bang antes da explosão. É potencial. Agora abra com força, empurrando o ar à sua frente. Sinta o relaxamento, a expulsão, a explosão, como se todas as coisas se realizassem repentinamente. Agora torne a fechar. E torne lentamente a abrir as mãos até o momento máximo de abertura, quando por um instante toda a energia está solta, explosiva. Sinta a energia novamente se concentrar enquanto fecha a mão. Sinta a energia novamente soltar e expandir à medida que abre as mãos.

Essa pulsação é a base do mundo em que vivemos.

É base da Astrologia e da influência dos planetas sobre o mundo em que vivemos.

Quando a energia está completamente retesada (mão fechada) ela está completamente presa, prestes a explodir, porém ainda não se realizou. Ainda está parada, esperando pelo momento da expansão. Dizemos que esta energia tensa é Fria e Seca.

Na outra extremidade, porém, a energia foi liberada com uma explosão, agora a ação já se concretizou. O que tinha que ser feito já está feito. O potencial já foi realizado e agora é realidade. Dizemos que esta energia liberta é, por ser oposta à energia Fria e Seca, Quente e Seca. Quente por ser expansiva e Seca por estar no seu máximo, prestes a recontrair.

Você deve ter notado que entre a mão completamente tensa e fechada e a completamente aberta e expandida há dois estados que envolvem movimento. O primeiro vai da mão fechada à mão aberta, vai do Frio ao Quente, está, portanto, em movimento de esquentamento. Mas a mão lentamente vai se moldando, mudando de forma. Não é mais sólida e estática, é energia em movimento. Dizemos que esta capacidade de se moldar a novas realidades é relacionada ao Úmido. Como está em direção ao Quente, dizemos que é uma energia Quente e Úmida.

O movimento de acumulação de energia, por outro lado, mantém sua característica de se moldar a uma nova realidade, é, portanto, como a anterior, também Úmida. Como está indo ao encontro do Frio e Seco, dizemos que é uma energia Fria e Úmida.

Frio e Seco, Quente e Úmido, Quente e Seco, Úmido e Frio.

Esta é a descrição do ritmo eterno de todas as coisas que nos cercam e que formam o mundo material e invisível. Tem relação com as quatro estações. No Solstício de Verão temos o auge da liberação energética, quando o sol está sobre o Trópico de Capricórnio. Neste momento ele atinge seu máximo e começa a migrar (claro que é a Terra quem faz o movimento, mas esta analogia é necessária) para a linha do Equador rumo ao Hemisfério Norte. Neste dia ele é Quente e Seco. Daí em diante se torna Frio e Úmido, se afastando de nós e convidando cada vez mais o Inverno, quando o sol estará lançando seus raios sobre o Trópico de Câncer – o Solstício de Inverno. Então a estação será Fria e Seca, caracterizando o inverno. A caminhada de retorno dele assume a característica Quente e Úmida. Assim é com todos os movimentos importantes de nossa vida.

No próximo artigo daremos continuidade a esta explanação relacionando as Qualidades Primitivas aos quatro elementos – fogo, terra, água e ar.

a)-As energias de Marte

Continuando o processo dos planetas relacionados aos dias da semana, vamos falar do planeta vermelho, Marte.

Associado ao sangue, à guerra, à ação, aos esportes, às cirurgias, ao ferro, ao masculino, aos combates, à impulsividade, ao sexo e à capacidade de procriação, Marte é um planeta associado ao homem, ao ativo, à cor vermelha, à terça-feira e aos signos de Áries e a Escorpião – neste juntamente com Plutão.

Suas energias devem ser evocadas nas terças-feiras, de preferência em suas horas planetárias – 6 / 13 ou 20 horas.

Deve ser evocada sempre que necessitemos de força, energia e coragem para vencer obstáculos e batalhas na vida. Essencial para conseguirmos sucesso quando temos que nos destacar para obter vitória, como em competições, provas e outros desafios.

Também é ótimo para aumentar a capacidade de ação, nos fazendo sair da letargia.

Também podemos fazer um amuleto, assim como mencionado na Parte 2 desta série de artigos.

Podemos tomar um banho com as ervas de Marte. Estas se caracterizam por ter a cor vermelha em suas folhas e flores, e também pela forma de espadas ou escudos de suas folhas. Podemos citar a Canela, a Sete-Sangrias, a Espada de São Jorge e a Espada de Iansã como suas ervas mais conhecidas.

Aconselho o uso de peças de roupas vermelhas ou avermelhadas para absorver ainda mais estas energias.

No próximo artigo, continuaremos a abordagem de como as energias dos planetas se correspondem às coisas terrenas e também falaremos sobre os poderes de Mercúrio e como ativá-los.

*** Estaremos na Mystic Fair Rio de Janeiro 2015. Em breve mais informações.

*Luiz Junior – é astrólogo e tarólogo desde 2012. Fez sua formação na Escola Gaia de Astrologia, desenvolvendo pesquisa na área das qualidades primitivas e dos quatro elementos astrológicos e sua influência no herbalismo, e se especializando em orientação astrológica, astrologia clássica, astrologia horária, sinastria e astrologia eletiva. Já elaborou mais de 150 mapas astrais e mais de 100 artigos sobre o assunto. Vive em Cotia desde 2006. Também é formado em Design de Produtos e em Geografia, além de escritor e fotógrafo de animais. Possui o blog Luiz Junior Astrologia. Em 2013 foi entrevistado pela TV Mundi sobre a Primavera Árabe e as premissas da Era de Aquário (disponível no youtube – https://www.youtube.com/watch?v=xBUo71LI8s4).
[email protected]