Luiz Júnior: “A História não Contada dos Estados Unidos”

O cineasta Oliver Stone, especialista em filmes sobre a história americana – como JFK, Nascido em 4 de Julho e Torres Gêmeas – e o PHD em História Peter Kuznick, nos brindam com essa deliciosa obra sobre a história dos Estados Unidos da América.

Em suas páginas vemos o quanto a morte de Roosevelt, ocorrida no meio da segunda guerra mundial, e a escolha de Truman para vice-presidente – no lugar de Wallace – ocorrida de forma no mínimo estranha, mergulhou o mundo na paranoia da Guerra Fria e do medo comunista. Stálin havia estabelecido acordos de cooperação com Roosevelt, acordos que foram menosprezados por Truman, mergulhando o mundo em um período de agonia.

Mostra o quanto Kennedy, profundo defensor do armamento, passou a ser defensor da paz logo após a crise dos mísseis de Cuba, envolvendo Nikita Kruschev, da ex-URSS e Fidel Castro. Cartas trocadas entre os dois líderes demonstravam que eles quase perderam o controle da situação. O mundo, aliás, deve sua existência a um obscuro lançador de torpedos de um submarino russo, que, recebendo a ordem de disparar mísseis nucleares, recusou-se a fazê-lo.

O Brasil também não escapa à análise de Stone. Segundo documentação analisada pelo autor, a ordem era considerar comunista qualquer um que representasse ameaça aos interesses econômicos das empresas norte-americanas. João Goulart tomou duas decisões contrárias aos interesses americanos: reconheceu Cuba (na época em plena crise EUA x URSS) e iniciou o processo de reforma agrária com terras de propriedade de empresas estadunidenses. Com o apoio da CIA, os militares brasileiros tomaram o poder – e o resto da história nós já conhecemos.

De forma ágil e de simples assimilação, a obra retrata as manipulações de poder da cúpula dos EUA desde sua fundação enquanto país até o século XXI.

contadaImperdível, para quem não aguenta mais a paranoia comunista que parece ter retornado ao nosso cotidiano e deseja saber mais sobre suas origens.

A História não contada dos Estados Unidos
Oliver Stone e Peter Kuznick
Faro Editorial
356 pp
R$ 40,00