Lombo de Bacalhau Confitado em Azeite

Ingredientes

1 quilo de lombo de bacalhau dessalgado

1,2 litros de azeite extravirgem

6 dentes de alho inteiros

1 cebola

1 pimenta-dedo-de-moça

6 ramos de tomilho fresco

6 ramos de alecrim fresco

200 gramas de batata pirulito (ou bolinha)

200 gramas de pimentão vermelho

200 gramas de pimentão amarelo

200 gramas de aspargo fresco

200 gramas de tomate sweet grape

sal e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara de chá de azeitonas pretas portuguesas

folhas de tomilho fresco, a gosto

Modo de preparo

Limpe o lombo de bacalhau, retirando seu couro e sua espinha. Em uma panela, despeje todo o azeite, adicione os dentes de alho (não precisa cortar nem descascar, apenas esmague), a cebola, a pimenta (cortada ao meio e sem as sementes), raminhos de alecrim e tomilho. Todo o lombo deve estar coberto pelo azeite.

Ligue o fogo, que deve estar sempre baixo – nunca deixe ferver. Caso perceba que está começando a levantar fervura, desligue o fogo e depois ligue novamente. A temperatura ideal é de 52ºC. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos.

Enquanto isso, cozinhe as batatas pirulito em água com sal, até ficarem macias. Após as batatas estarem cozidas e, faltando poucos minutos para o bacalhau ficar pronto, puxe em uma frigideira com azeite de oliva o alho e alecrim, os pimentões, o aspargo, o tomate sweet grape e as batatas pirulito, até as verduras ficarem “al dente”.

Passados os 40 minutos, retire o lombo de bacalhau da panela e acomode-o em uma travessa. Tempere com sal e pimenta-do-reino, e regue com bastante azeite (do bacalhau e das ervas), salpique as azeitonas pretas e folhinhas de tomilho e acrescente as verduras prontas.

*Receita do bufê Anis Gastronomia – R. Professor Sebastião Paraná, 195, Curitiba.
Tel.: (41) 3039-9068