Litoral de SP tem 67 praias impróprias para banho

São Paulo tem 67 praias impróprias para banho, segundo levantamento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), divulgado nesta sexta-feira (11). Praia Grande, no litoral sul, é a cidade com maior número de praias com balneabilidade inadequada, 12 no total.

Já Iguape e Ilha Comprida têm todas as praias com qualidade boa para o banho de mar. Ao todo, a Cetesb monitora 177 pontos no litoral paulista.

Em Ubatuba, dos 34 pontos monitorados pela Cetesb, incluindo os sete da Ilha Anchieta, nove registraram condições impróprias para o banho –Iperoig; Itaguá (dois pontos); Toninhas; Enseada; Perequê-Mirim; Lázaro; Domingas Dias e Sapé. Em Caraguatatuba, as praias de Tabatinga (Rio Tabatinga); Martim de Sá; Centro; Indaiá e Palmeiras não são recomendadas para o banho.

Já em São Sebastião, as praias a serem evitadas são: São Francisco e Porto Grande. Em Ilhabela, dos 19 pontos monitorados pela Cetesb, seis estão com a qualidade da água imprópria para o banho: Viana; Barreiros do Sul; Saco da Capela; Itaquanduba; Itaquaçu e Perequê.

Em Santos, cinco pontos estão inadequados para banho: Ponta da Praia; Embaré; Boqueirão; Gonzaga e José Menino (altura das ruas Olavo Bilac e Fred. Ozana). Na cidade de São Vicente, o banho de mar não é recomendado nas praias de Divisa; Itararé-Posto 2; Ilha Porchat; Milionários; Gonzaguinha e Prainha.

Na Praia Grande, todas as 12 praias do munícipio estão inadequadas para banho de mar. Em Mongaguá, dos sete pontos monitorados pela Cetesb, cinco estão impróprios para o banho de mar: Vila São Paulo, Central, Vera Cruz, Santa Eugênia e Itaoca.

No município de Itanhaém, dos 12 pontos de monitoramento da Cetesb, seis têm qualidade da água do mar imprópria para o banho: Suarão (Afpesp), Centro, dos Pescadores, Sonho, Estância Balneária e Balneário Gaivota. Já Peruíbe tem dois: Balneário São João Batista e Peruíbe (Avenida São João).

As condições podem ser alteradas em razão do período de chuvas. A Cetesb recomenda que os banhistas entrem no mar 24 horas após precipitações fortes e intensas. O período de amostragem é de 10 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022. Os dados foram atualizados no dia 11 de fevereiro.

Bertioga
– Enseada – Indaiá
– Enseada – Vista Linda
– Enseada – Rua Rafael Costabili

Guarujá
– Perequê
– Enseada – Rua Chile
– Enseada – Avenida Santa Maria
– Pitangueiras – Avenida Puglisi
– Pitangueiras – Rua São Valadão

Iguape
– Todas as praias com qualidade boa para o banho

Ilha Comprida
– Todas as praias com qualidade boa para o banho

Do Catraca Livre