Linha 22-Bordô do Metrô, até Cotia, segue fora do radar do Governo Estadual

Em entrevista à Rádio BandNews no último dia 18 de novembro, o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, falou a respeito do deslocamento de passageiros entre Cotia e São Paulo.

Há um projeto de uma linha metroviária denominada 22-Bordo, que ligaria a cidade até a Zona Oeste de São Paulo. A nova ligação correria junto à Raposo Tavares.

O titular da pasta, no entanto, não mencionou a eventual linha, quando perguntado sobre a existência de projeto de alguma ligação metroferroviária. “Estamos trabalhando nessa fase com a EMTU, dando suporte com os ônibus dela, buscando racionalidade no transporte para chegar no modal da CPTM“, disse.

Replanejamento
Em entrevista a sites especializados sobre mobilidade com a participação do Via Trolebus, o ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, falou a respeito do projeto da Linha 22-Bordô em uma eventual inclusão na concessão de rodovias. A entrevista foi em maio.

“A Linha 22 vem dentro de um estudo que vem de um dialogo de renovação de rodovia, dentro de toda uma renovação e de um planejamento que vem sendo analisado e em virtude da pandemia e em virtude de todas as circunstância que nós vivemos, para que a gente possa de fato colocar algo que seja viável para a população. Porque aquilo que estava considerado, nós acreditamos que é difícil de se implementar”, disse Baldy.

Tanto Baldy, quanto Galli, mencionaram os projetos das Linhas 19-Celeste e 20-Rosa como prioritários. Recentemente um internauta questionou o secretário sobre o projeto, e o ex-ministro informou que “em nossa gestão priorizamos concluir o que estava inacabado e retomar o que estava paralisado. Esse projeto (Linha 22) será replanejado pelo Governo de SP”. A mesma resposta havia sido dada pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira.

Por Renato Lobo – Viatrolebus