Limite de internet requer atenção de empresários

Novas regras e restrições da banda larga fixa podem gerar problemas no futuro

Com as recentes transformações tecnológicas e com as inovações cada vez mais nas mãos do consumidor, literalmente falando, era de se esperar que algumas mudanças de comportamento fossem adquiridas com o passar dos anos. As pessoas passaram a utilizar mais as mensagens de texto, os vídeos que usam para aprender alguma nova habilidade, apresentações e entretenimento puro. Em contrapartida a isto, tivemos a redução do uso da TV, do telefone fixo e do celular para fazer ligações. Já existem aplicativos que realizam telefonemas totalmente gratuitos.

Com isso, as operadoras precisaram rever os seus pacotes de banda larga oferecidos ao consumidor e usarão como pretexto o argumento de que o consumo da internet será cada vez maior, portanto também mais caro. Um dos indícios de que isso irá acontecer são os recentes comunicados das operadoras informando o limite de consumo da internet – que reflete uma mudança radical de preços. E não será somente no bolso do consumidor final que isso irá refletir.

Apesar de, já gerando muitas controvérsias, desde o ano passado o consumo limitado já está em vigor para a internet móvel. Agora as operadoras farão a mesma coisa com a internet fixa. As empresas que demandam altos consumos de dados em internet vão precisar se adaptar a esta nova realidade para não ficarem no prejuízo. Como o preço da internet compartilhada é o grande atrativo atualmente, a diferença será cada vez menor entre esse serviço e o link de internet dedicada, que deve entrar em pauta nas empresas nos próximos anos.

Por isso, o melhor momento para se contratar o serviço de internet dedicada é agora – a partir de 2017, o preço deve ficar mais alto, quando haverá um aumento da procura. Geralmente ele é utilizado por empresas que não podem sofrer nenhum tipo de instabilidade no sinal, pois têm uma conexão de acesso exclusivo na rede. Isso assusta muitos empresários que buscam alternativas mais em conta, como a internet compartilhada, mas existem hoje no mercado diversas companhias, prestadoras de serviço, que oferecem pacotes especiais.

Além de poder chegar a ter custo zero nos modelos de negócios, a empresa poderá contar com todo suporte e manutenção e ainda terá a garantia da qualidade do sinal com elevados índices de performance e disponibilidade, além de garantir a velocidade contratada, sem sofrer nenhum tipo de redução ou limite.

Se dizem que em momentos de crises se encontram as grandes oportunidades de crescimento, esta é a hora para se pensar no futuro da sua empresa. Ser um dos pioneiros dessa mudança garante também ser um dos pioneiros no futuro, com planejamento e desenvolvimento muito bem encaminhados.

*Artigo de Robson Costa – Diretor do Grupo Encanto Telecom – Para conhecer a empresa, acesse: http://encantotelecom.com.br.