Licitação: Em briga entre Danúbio e cooperativa, perueiros ganham e seguem com transporte em Cotia

Por Jornal Cotia Agora

Foi decidido nesta quinta-feira (4) quem será a concessionária que vai operar o transporte alternativo de Cotia. A licitação tinha como concorrentes a Danúbio Azul e a Coopertransbus – Cooperativa de Serviços, Trabalho e Suporte ao Transporte, que nada mais é que a atual Cooperstars com outro nome.

A Coopertransbus foi a vencedora da licitação e prestará o serviço operado com vans e micro ônibus por 10 anos, prazo esse que poderá ser prorrogado ao final do contrato. Mas, apesar de ser uma nova licitação e na teoria uma “nova” empresa, o preço estabelecido para a passagem continua sendo de R$ 4,50.

A expectativa agora é de que a cooperativa cumpra o estabelecido no contrato e a Prefeitura de Cotia fiscalize e obrigue-os a seguir as metas, como, por exemplo, a bilhetagem eletrônica, que deverá ser a mesma usada nos ônibus convencionais, como o Cartão BOM.

Uma novidade em relação ao preço da passagem é de que não será mais anual, como vinha ocorrendo. Está previsto que a tarifa seja reajustada a cada três anos, baseada em índices do mercado, custos e despesas.

Vale lembrar que, segundo a Prefeitura, o transporte alternativo estava irregular na cidade, o que causou em 2018 um embate entre as partes, com a apreensão de veículos, manifestações dos perueiros e pressão da Danúbio Azul, que contestava o serviço prestado pela Cooperstars. A Danúbio, que tem um monopólio de mais de 50 anos no transporte de passageiros em Cotia, chegou a cobrar uma dívida de cerca de R$ 24 milhões da Prefeitura, alegando ser esse o prejuízo que as lotações causaram à empresa, por transportar passageiros que deveriam ser dela, Danúbio.