Léo Cotia é campeão pernambucano e consegue terceiro acesso consecutivo

Um representante de nossa cidade está sobrando no futebol do nordeste em 2020. Léo Cotia conquistou o Campeonato Pernambucano da Série A2 neste domingo jogando pelo Vera Cruz e conseguiu o acesso à elite do futebol daquele estado para 2021, onde vai jogar contra os grandes Sport, Náutico e Santa Cruz.

Léo Cotia, já com 24 anos, começou no futebol ainda garoto, na base do São Paulo, depois passando por clubes como Cotia FC, Taboão da Serra, Santa Cruz, Afogados da Ingazeira, Frei Paulistano, Retrô Brasil e o Vera Cruz.

O meia, que agora se tornou lateral direito, foi titular do time e até fez gols no certame. O título do Vera Cruz veio na tarde deste domingo, após empate em 1 a 1 com o Ypiranga, em Caruaru.

Foi o terceiro acesso que Léo Cotia teve nos últimos tempos. Em 2019 subiu para a Série D do Campeonato Brasileiro com o Afogados da Ingazeira, no final de 2019, com o Retrô Brasil para a 1ª divisão do Pernambucano e agora com o Vera Cruz.

Sobre Léo

Leonardo Brito Silva, o Léo Cotia, de 24 anos, começou a jogar futebol ainda menino em Cotia, através do projeto social de seu pai, Guga. Depois, foi para a base do São Paulo e da Portuguesa e atuou na base e no profissional do Cotia FC. Na sequência, atuou no Taboão da Serra e em 2015 na base do Santa Cruz, onde foi promovido para os profissionais e disputou o Campeonato Brasileiro 2016, atuando contra o São Paulo em pleno Morumbi.

No Santa Cruz teve problemas com falta de pagamento de salários e direitos trabalhistas, tendo que entrar na Justiça. Foi emprestado ao Frei Paulistano, atuando ao lado do folclórico Carlinhos Bala. Em 2018 jogou o campeonato do Sergipe pelo Maruinense. Em 2019, disputou o Pernambucano pelo Afogados da Ingazeira e depois assinou com o Retrô, onde subiu de divisão. Emprestado ao Vera Cruz neste segundo semestre, foi peça importante na bela campanha do clube, onde foi coroado com o título e acesso.