Leite integral x soro de leite: qual a diferença nutricional entre os produtos?

A alta dos preços chegou para vários alimentos da cesta básica e isso tem feito com que opções inferiores sejam procuradas por consumidores. Recentemente viralizaram fotos de soro de leite sendo vendido em um supermercado em São Paulo por um preço mais acessível do que um litro de leite, que tem chegado a custar 8 reais em algumas regiões. Mas será que o soro de leite faz bem? Pode mesmo substituir o leite?

O soro de leite é gerado na produção de queijo e, usualmente, vira matéria-prima para alimentos lácteos, como bebidas e alguns tipos de whey protein. Não há contraindicação de usar o soro de leite, mas ele não substitui o consumo do leite, porque há perda de nutrientes em relação ao produto original. “Na verdade, ele é um subproduto gerado na produção de queijos, o que sobra. Tem cor mais amarelada, turva. Pode ser usado para consumo, mas não tem qualidades do leite convencional, porque perde gorduras”, explica o nutrólogo Fernando Cerqueira, pós-graduado pela Abran

O especialista destaca que o produto tem semelhança ao leite desnatado, que passa por processo industrial para retirar gordura. Isso faz com que o produto perca também parte das vitaminas. “O leite tem vitaminas que só são absorvidas na presença de gordura, como as lipossolúveis. Muitas vezes, a fonte mais direta delas é o próprio leite. Mas, sem gordura, elas não são absorvidas e isso pode causar deficiências”, diz Flavia Auler, coordenadora do curso de nutrição da PUC-PR.

Isso significa que, sem o leite, essas pessoas podem apresentar carências desses nutrientes caso não tenham outras fontes importantes na alimentação. “Muita gordura faz mal, mas não tê-la pode prejudicar a absorção de algumas vitaminas”, alerta a nutricionista. Além disso, também há menor ganho proteico no consumo do soro de leite em comparação ao líquido tradicional.

Por Julia Beraldi – BolaVip BR