Lei de SP obriga parques e áreas de lazer a ter brinquedos para deficientes

Adaptação em brinquedos deve ser feita em espaços públicos e privados. Clubes privados e centros comerciais também devem fazer mudança.

As áreas de lazer e parques infantis, públicas e privadas da Capital deverão a partir de agora instalar brinquedos adaptados para crianças com deficiência. O prefeito Fernando Haddad sancionou nesta quinta-feira (4) uma lei com a nova determinação.

De autoria do vereador David Soares (PSC), a lei também prevê a obrigatoriedade de brinquedos adaptados em clubes particulares e centros comerciais com área de lazer. O objetivo é proporcionar a integração das crianças deficientes com outras crianças.

“Cerca de 10% da população sofre de algum tipo de deficiência e observei que além dos parques públicos estarem em mau estado de conservação, não estão adaptados e acabando excluindo as crianças deficientes”, afirmou o vereador.

A norma exige que os brinquedos deverão estar de acordo com as normas de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para facilitar o acesso dos deficientes físicos.

Nos locais com brinquedos adaptados deverão ser afixadas placas indicativas com a informação: “Entretenimento infantil adaptado para integração de crianças com e sem deficiência”.

Do G1