Led Zeppelin vence disputa por direitos autorais de “Stairway to Heaven”

O Led Zeppelin obteve uma grande vitória na disputa judicial envolvendo os direitos autorais da clássica “Stairway to Heaven”, informou o The Wrap. A banda foi acusada de plagiar a canção “Taurus”, do Spirit, lançada em 1967.

A decisão do jurí da 9ª Corte de Apelações dos Estados Unidos foi favorável ao Led Zeppelin, corroborando outra decisão similar tomada em 2016.

A disputa pela autenticidade de “Stairway to Heaven” gira em torno dos acordes iniciais da música, que teriam sido roubados de “Taurus”, do Spirit. Em 2016, o advogado Francis Malofiy, que representa a acusação, foi impedido de tocar uma gravação da música do Spirit para o jurí e por isso solicitou o novo julgamento neste ano. O advogado diz que o Led Zeppelin venceu novamente “por uma tecnicalidade e não pelo mérito da causa”. Segundo Malofiy, a disputa não terminou e pode seguir até a suprema corte norte-americana.

“Stairway to Heaven” é reconhecida como uma das faixas mais regravadas da história do rock e tem valor estimado em mais de U$ 560 milhões.

Veja abaixo vídeo comparando as duas músicas:

Por Pablo Raphael – Omelete