‘Lambanças’ marcaram o futebol amador de Cotia no fim de semana

Muito tem se falado desde domingo de dois acontecimentos que marcaram o futebol amador de Cotia. A decisão da categoria veteraníssimos, no CT do São Paulo, foi vencida pelo Leão do Morro nos pênaltis, por 8 a 7, após empate em 0 a 0 no tempo normal.

O Jornal Cotia Agora esteve no CT, mas teve o acesso ao campo negado, e ficamos devendo uma matéria especial sobre a decisão, com fotos e depoimentos dos envolvidos.

Mas, sem querer tirar os méritos do Leão do Morro, houve um erro grave do árbitro da CBF, Flávio Guerra, que apitou a final. Nos pênaltis, o Portão fez uma das cobranças e a bola entrou, como mostra vídeo feito por um torcedor (VEJA ABAIXO), mas o árbitro e a bandeirinha não confirmaram o gol. Nem precisava de VAR, quem estava na arquibancada e no campo viu a bola entrar. O EC Portão, que recentemente fez 98 anos acabou prejudicado.

Outra lambança aconteceu na categoria veteranos, o quarentão. O time do Vasquinho venceu o Araruama por 22 a 0. Até aí, muitos vão pensar que foi só uma goleada atípica, mas o Araruama entrou em campo com apenas 9 jogadores e ainda teve um expulso durante a partida.

O caso repercutiu não só em Cotia, mas nas cidades vizinhas e até na imprensa. O time do Parque Alexandre, que já havia vencido o Portão por 2 a 0, garantindo a classificação por ter mais de 20 gols de vantagem no saldo, acabou eliminado, já que o Vasquinho com a goleada suspeita acabou ultrapassando e ficou em 4º lugar, garantindo a vaga nas quartas de final.

Uma pessoa ligada ao Parque Alexandre enviou manifesto à redação do Jornal Cotia Agora: “Neste domingo, o futebol de Cotia se submeteu ao pior vexame de sua história, na partida entre Vasquinho 22 x 0 Araruama, com agressão ao árbitro, jogadores entregando o jogo por troca de cerveja, fiz questão de divulgar isso em todas as ligas de futebol e imprensa, caso isso não seja resolvido. Vocês do Jornal Cotia Agora, que fazem um trabalho sério, tem que divulgar esta matéria, domingo meu time, o Parque Alexandre, foi prejudicado, amanhã outros serão, isto mancha um campeonato e a cidade de Cotia, certo de sua atenção e acompanhante que sou do vosso trabalho, espero que seja divulgado esse fato, que repito, se não for tomada providências, manchará o campeonato de veteranos“.

A organização do campeonato ficou de analisar o caso ainda nesta semana para saber se tomará providências ou não. O que foi claro é a atitude antidesportiva do time do Araruama, por ter ido ao jogo com apenas 9 jogadores e, segundo presentes ao campo, não ter feito esforço para reverter a situação. Vale lembrar que o espaço está aberto para manifestação e defesa do time da região do Atalaia sobre o caso aqui no Jornal Cotia Agora.

Com a goleada, além da classificação do Vasquinho, a artilharia do campeonato foi alterada. Aldinho, do Portão, era artilheiro com 17 gols e um atleta do Vasquinho acabou fazendo uma série de gols, alcançando o 1º lugar no certame.

Veja vídeo do pênalti que o árbitro Flávio Guerra ‘não enxergou”:

Print da imagem mostrando a bola dentro do gol