Juiz suspende pagamento de precatórios de Cotia por 180 dias

Para evitar o colapso das contas públicas durante a crise gerada pelo coronavírus, é viável suspender temporariamente o pagamento de precatórios, possibilitando que uma cidade invista em áreas sensíveis.

Foi com base nesse entendimento que o desembargador Wanderley Federighi, coordenador da Depre – Diretoria de Execuções de Precatórios e Cálculos, autorizou que a Prefeitura de Cotia interrompa por 180 dias o repasse de valores destinados ao pagamento de dívidas judiciais.

“Torna-se imprescindível que o montante que o município repassa mensalmente a esse Tribunal de Justiça para pagamento dos precatórios passe a ser empregado nos gastos e investimentos no combate à crise e na preservação da vida e da saúde da população cotiana”, afirma a decisão, proferida nesta quarta-feira (22).

O magistrado levou em conta o fato de que a pandemia já foi reconhecida no plano internacional pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

A determinação cita, ainda, a emergência em saúde pública, reconhecida por meio de portaria em fevereiro de 2020; a lei Federal 13.979/20, que estabelece medidas de combate ao coronavírus; além de decretos estaduais e municipais que declararam estado de emergência.

A suspensão dos repasses passou a contar a partir de março, mês que, segundo a decisão, a epidemia começou a impactar negativamente nas contas de Cotia.

Ainda de acordo com ele, a Lei do SUS “também ressalta o direito fundamental à saúde e o dever de todos os entes de cooperar para fornecer as medidas necessárias para assegurar esse direito basilar e impostergável”.

Vitor Marques, secretário de Assuntos Jurídicos e da Justiça de Cotia, comemorou a suspensão e afirmou que “o momento exige esforço e solidariedade coletiva”.

“Importante decisão, uma vez que os valores que seriam destinados aos precatórios serão utilizados para financiar medidas imprescindíveis no combate ao coronavírus”, disse.

Por Tiago Angelo – repórter da revista Consultor Jurídico