Itapevi abre inscrições para curso e prêmio Ricardo Boechat de jornalismo político

A Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, está com inscrições abertas para a segunda edição do Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político. A ação é realizada em parceria com Grupo de Pesquisa Jornalismo Humanitário Media Intervention, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, e apoio da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Com o propósito de contribuir para a formação de estudantes e jornalistas recém-formados, o curso tem como objetivo fomentar os conhecimentos e entendimento da política, na sua complexidade, explorando as novas linguagens e formas de produção de reportagens em plataformas multimídias.

Segundo o diretor geral da Escola do Parlamento, Roberto Lamari, o jornalismo é um dos pilares da democracia em qualquer país. “A imprensa livre, com acesso à informação e conhecedora do papel dos poderes públicos e do sistema político, reforça o regime democrático brasileiro e garante que o cidadão seja bem informado sobre o cotidiano da vida política. Um trabalho informacional que valoriza a cidadania e conta com o apoio da Câmara de Itapevi e da nossa escola.”

Coordenado pela jornalista e professora Cilene Victor, líder do HumanizaCom, o curso foi dividido em três fases. Na primeira, entre agosto e setembro, os participantes terão aulas teóricas sobre política e sistema de governo; análise de dados; Lei de Acesso à Informação; comunicação política; desinformação e mídias sociais; pauta, apuração e produção de notícias, incluindo a reportagem investigativa; questões identitárias, ambientais e humanitárias. Na segunda, de setembro a outubro, serão realizadas oficinas de orientação das produções que concorrerão ao prêmio de melhor reportagem multimídia. A última etapa, em dezembro, é a da premiação das produções dos participantes.

“Este curso tem o propósito de se unir aos esforços das escolas de Jornalismo para aprimorar a formação de jornalistas que já cobrem a área política ou têm interesse em ingressar nessa editoria. Nesta segunda edição, com aulas e orientações totalmente online, respeitando, portanto, os protocolos de enfrentamento da Covid-19, queremos ampliar a participação de estudantes e profissionais das diversas regiões do país, o que pode resultar em produções jornalísticas mais plurais”, comenta Cilene Victor.

Gratuito e com aulas online aos sábados, o curso oferece 100 vagas para estudantes e profissionais recém-formados (até 3 anos), além de vagas exclusivas para jornalistas refugiados no Brasil e estudantes e jornalistas com deficiência. A inscrição pode ser feita até 5 de agosto, no site: www.camaraitapevi.sp.gov.br/escola

Mais informações pelo telefone 4141-4472 Ramal 222 ou pelo e-mail: [email protected]

Serviço
Gratuito: Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político
Nível: Extensão
Modalidade: EAD – 100% online
Público-alvo: estudantes de jornalismo e jornalistas recém-formados
Vagas: 100
Vagas exclusivas: 10 para jornalistas refugiados no Brasil e 15 para estudantes e jornalistas com deficiência
Inscrições: 16 de julho a 5 de agosto de 2021 – www.camaraitapevi.sp.gov.br/escola
Carga-horária: 45
Calendário:
Aulas: 7, 14, 21 e 28 de agosto e 4 e 11 de setembro
Orientação produção da reportagem: 18 e 25 de setembro e 2, 9 e 16 de outubro
Apresentação da reportagem: 30 de outubro
Premiação: dezembro