Instituto oferece bolsas para jovens de famílias carentes da rede pública de Cotia

Estudantes da rede pública de ensino de Cotia podem se inscrever até 10 de junho para concorrer às mais de 1300 bolsas de estudo presenciais e online

Estudantes do 7º e 9º ano do ensino fundamental, com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, terão a chance de receber uma bolsa de estudos integral, além de participar de um programa para acompanhar e desenvolver suas habilidades, desde o fundamental até o final da faculdade. A iniciativa é do ISMART (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) e oferecerá mais de 1300 bolsas para educação a distância e presencial para o ano letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.ismart.org.br até 10 de junho.

Para participar do processo, os pré-requisitos básicos são: ter idade entre 12 e 15 anos (até 13 anos para o projeto Alicerce e até 15 para o Bolsa Talento) e renda familiar per capita de, no máximo, dois salários mínimos por pessoa. Os aprovados terão acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, além da chance de acessarem uma plataforma de estudos a distância ou, até mesmo, conquistar uma bolsa de estudos presencial em colégios particular.

As oportunidades são para três diferentes projetos gratuitos: Projeto Alicerce e Bolsa Talento ISMART Online. Para o Projeto Alicerce, o candidato deve estar matriculado no 7º ano do ensino fundamental e ter 12 anos de idade. Os aprovados no processo seletivo participarão de uma formação preparatória durante dois anos (durante o 8º e o 9º ano), no contra turno escolar, para cursar o ensino médio nas escolas particulares parceiras do ISMART com bolsa integral.

O Projeto Bolsa Talento é voltado aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e que tenham 14 anos de idade. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar nos colégios particulares parceiros do ISMART para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral, receberão material escolar, transporte e alimentação, além de participarem de um programa de orientação profissional, que os auxilia a ingressarem no ensino superior.

Já o ISMART Online é destinado aos estudantes do 7º e do 9º ano e reúne estudos, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento que vai além do espaço físico das salas de aula. O projeto oferece acesso a uma plataforma de estudos online, com conteúdo exclusivo, realização de atividades em equipe, desenvolvimento de autonomia, protagonismo e superação, além da participação em workshops de formação. Os alunos que se destacam no ISMART Online têm mais chance de conquistar oportunidades de excelência, como bolsas de estudo presenciais e aprovação em colégios públicos ou privados para cursar o ensino médio.