Ibiúna recebe jogos do Pré Panamericano de beisebol

De 29 de Janeiro a 03 de fevereiro, as cidades de São Paulo e Ibiúna sediarão o torneio Pré Pan-Americano de beisebol, que valerá aos participantes quatro vagas nos jogos de Lima 2019.

A iniciativa da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol visa preparação para a disputa de seletiva para os jogos olímpicos de Tokyo 2020, além de promover e divulgar a modalidade que exporta muitos talentos brasileiros para EUA, México, Venezuela, República Dominicana, Europa e Japão.

Participarão do torneio sete seleções, dentre elas as principais forças do beisebol latino-americano como Colômbia, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, além de Brasil e Canadá. A Venezuela participaria, mas cancelou a presença após não ter condições financeiras de trazer sua seleção.

As seleções serão divididas em dois grupos, A e B, os dois melhores de cada grupo se qualificam para semifinais e seus vencedores à final. Classificam-se para o Pan-americano de Lima 2019 as quatro seleções semifinalistas. O grupo A terá seus jogos sediados em São Paulo enquanto o grupo B disputa primeira fase no CT Yakult em Ibiúna.

Toda fase final será realizada no Estádio Mie Nishi, localizado na capital, no bairro do Bom Retiro, próximo a Marginal do Tietê. Os classificados enfrentarão no Pan os já qualificados para Lima 2019 – Peru, Argentina, Porto Rico e Cuba.

A seleção nacional vem reforçada com atletas que atuam no Japão, México, Estados Unidos e República Dominicana, completam a lista convocados que disputam campeonatos nacionais e remanescentes do WBC 2013 (World Baseball Classic), primeira copa do mundo disputada pelo Brasil. Desde 14 de janeiro, o elenco brasileiro treina forte no CT Yakult, centro de treinamento da CBBS localizado em Ibiúna.

Durante a preparação o Brasil venceu 4 partidas amistosas contra a atual campeã sul-americana, a Argentina. Destaque para os talentos brasileiros André Rienzo, primeiro arremessador brasileiro na MLB e que hoje defende o Acereros de Monclova do México e Thyago Vieira, arremessador do Chicago White Sox. A seleção brasileira ainda contará com o técnico cubano Rodolfo Puente e os prospectos formados na Academia MLB Brasil Heitor Tokar e Victor Coutinho que atuam nas filiais da República Dominicana do Houston Astros da Major League Baseball.

SERVIÇO
TORNEIO PRÉ PAN-AMERICANO DE BEISEBOL 2019 – BRASIL
De 29 de janeiro à 03 de fevereiro. 1ª fase(29 a 31/01): 4 jogos por dia
Entrada gratuita

Grupo A: Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi
Dia 1 – 10h México x República Dominicana – 14hs Brasil x Nicarágua
Dia 2 – 10h Nicarágua x México – 14hs Brasil x República Dominicana
Dia 3 – 10h República Dominicana x Nicarágua – 14hs Brasil x México
Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 5446 – Bom Retiro

Grupo B: Complexo CBBS Nacional de Formação em Ibiúna (CT Yakult)
Dia 1 – 11h Panamá x Canadá
Dia 2 – 11h Colômbia x Panamá
Dia 3 – 11h Canadá x Colômbia
Endereço: Rodovia Bunjiro Nakao, Km 58,5 – Ibiúna

Do Olimpíada Todo Dia