Guardiões das Abelhas sem Ferrão – 1ª parte

Você sabia que no Brasil existem abelhas sem ferrão? Que são dóceis e responsáveis pela polinização de nossas plantas? Por serem nativas desta nossa terra, elas participam das floradas brasileiras auxiliando na preservação de nossas matas, jardins, pomares e fundamentais para a permanência da vida.

No Brasil existem mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão e muitas delas também produzem méis com sabores diferentes das abelhas europeias (amarelas e pretas) sendo que estas possuem ferrão e não visitam todas as flores nacionais.

As abelhas sem ferrão brasileiras constroem as suas colmeias em locais abrigados e seus comportamentos comunitário servem de exemplo para muitas pessoas e acabam por orientar na organização de muitas sociedades.

É interessante perceber que cada abelha executa uma tarefa importante para a coletividade, não existe uma integrante que seja desnecessária ou tenha vida de luxo; o fortalecimento da colmeia depende da participação e resultados dos trabalhos de todos.

A colônia possui abelhas responsáveis pela execução de tarefas internas e externas, sendo que, as abelhas mais novas ficam dentro dos ninhos ajudando as abelhas a nascerem. Após seis dias de idade, elas começam a executar outros trabalhos internos, como construção de novos potes e limpezas. Depois dos 20 dias de vida elas saem dos ninhos e realizam atividades campeiras.

As atividades das abelhas são organizadas através de substâncias químicas (ferormônios) liberadas pela abelha que também é responsável pela postura dos ovos nos ninhos. Esta orquestração promoverá a busca de recursos, produção de alimentos, confecção de novas estruturas, limpeza e cuidados necessários para as novas gerações de abelhas.

No trabalho de campo as abelhas sugam o néctar da flor e, através de enzimas, fazem o seu processamento. Ao chegar na colmeia, elas regurgitam o néctar em potes, onde ele perderá grande parte da água, transformando-se em mel. Estas abelhas vivem entre 20 e 30 dias e produzem menos de uma colher de chá de mel em toda a sua vida, a abelha responsável pela orientação dos trabalhos e postura dos ovos vive entre 3 e 4 anos. Na colmeia o mel é utilizado na alimentação das abelhas.

Neste ritmo organizado a colônia vai crescendo em número até atingir a sua maturidade e após chegarem neste estágio de desenvolvimento elas estarão em condições de iniciar uma nova.

Nós Guardiões das Abelhas Sem Ferrão estamos apresentando as abelhas nativas brasileiras com uma abordagem diferente das feitas até hoje, pensamos que desta forma nós conseguiremos demonstrar a importância de cada integrante no desenvolvimento e
crescimento da colônia.

Nas próximas colunas nós abordaremos as próximas etapas do ciclo dessas espetaculares brasileiras!

*Na foto uma abelha mançaia, com seu dorso amarelo e preto característicos.

SOMOS COTIA
facebook.com/somoscotia
instagram.com/somoscotia