Guarda Civil ganha aparelhos para fiscalizar poluição sonora em Cotia

Na manhã desta quinta-feira (03) a Guarda Civil de Cotia recebeu da Frente Parlamentar em Combate a Poluição Sonora, três aparelhos que medem o excesso de ruídos.

Os decibelímetros serão usados para combater o excesso de barulho no município. Os alvos serão os ‘pancadões’, como são conhecidos os bailes e festas funks, que tem se alastrado pela cidade, incomodando moradores em muitos bairros, principalmente na periferia.

Segundo o comandante da Guarda Civil, Adelmo Rufino, eles serão divididos para as três equipes da GCM, que, além de combater as festas funks, também fiscalizarão veículos com excesso de barulhos e qualquer outro tipo de incômodo sonoro, independente da hora do dia. Nem aquele vizinho barulhento ficará imune, segundo o vereador e presidente da Frente Parlamentar, Luís Gustavo Napolitano: “A Lei do Silêncio é bem clara em relação a isso e com os aparelhos, será mais fácil para a fiscalização por parte da Guarda Civil”, disse.

Os guardas civis receberão as orientações de como usar o aparelho, que já entra em operação nos próximos dias. A Guarda terá autonomia para aplicar multas nos infratores e a tabela de penalidades, assim como os talonários para aplicar as sanções serão confeccionados.

A doação dos aparelhos pela Frente foi possível graças a uma “vaquinha” feita pelos vereadores da Câmara Municipal para a aquisição dos decibelímetros, que foram transferidos para o patrimônio municipal.

A Lei 39/2014, conhecida como Lei do Silêncio, regulamenta ruídos e poluição sonora em todo o município e é de autoria do vereador Luís Gustavo Napolitano. Confira na íntegra clicando AQUI.

Prefeito Carlão, vereadores e comando da Guarda Civil com os aparelhos
Prefeito Carlão, vereadores e comando da Guarda Civil com os aparelhos
Convidados da apresentação
Convidados da apresentação

 

 

 

 

3 comentários em “Guarda Civil ganha aparelhos para fiscalizar poluição sonora em Cotia

  • 05/09/2015 em 01:19
    Permalink

    Muito bom agora é acabar com a poluição sonora da cidade

  • 16/10/2015 em 19:52
    Permalink

    Porque a guarda municipal não está atendendo a chamados de poluição sonora, e afirmam não possuir o aparelho mencionado na matéria ?

  • 31/10/2015 em 12:21
    Permalink

    Quem será que está mentindo? Liguei para a Polícia Civil ontem à noite e segundo o policial, a corporação ainda não possui os meios para multar. Final de semana ninguém dorme na minha rua porque o vizinho da frente faz até show pagode e forró na calçada. Não adianta ligar nem pra polícia militar – ninguém comparece, ninguém faz nada.

Fechado para comentários.