Grávidas estão fora do grupo de risco do coronavírus, mas cuidados são necessários

O ginecologista e obstetra Agnaldo Lopes da Silva Filho, presidente da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), esclareceu à CNN, nesta quarta-feira (1°), que as grávidas não estão no grupos de risco no coronavírus, mas devem ter cuidados na prevenção da doença.

“Tudo é muito novo em relação ao coronavírus, são evidências muito recentes e a gente não sabe exatamente como vai ser no futuro. Mas, até o momento, o que a gente percebe é que as grávidas não são um grupo de risco”, informou ele. “Nós já tivemos outras situações, com no H1N1, em que elas eram um grupo de risco importante para complicações mais graves. No entanto, para o coronavírus não parece existir essa relação”, completou.

Para esse público de futuras mães, a recomendação, segundo o especialista, é seguir as orientações gerais para a população. “Hoje, a questão sobre o isolamento social é importante para esse grupo de grávidas. Elas devem tomar esse cuidado, evitar aglomerações e contato com outras pessoas, além de ter os cuidados gerais com higiene – como lavagem frequente das mãos com água e sabão e a utilização do usar álcool gel”, recomenda.

O especialista ainda ressalta que, apesar da crise, é preciso que as gestantes mantenham as consultas e o controle do pré-natal, mas com algumas mudanças de rotina. “Evitar levar acompanhantes nas consultas e, mesmo durante o parto e pós-parto, evitar mais pessoas no ambiente hospitalar”, orienta. “A gente entende que esse momento é de festa para a família, mas essas visitas devem ser evitadas. Isso é extremamente importante para a gente controlar essa infecção”, concluiu.

Da CNN Brasil