Grande SP será dividida em 5 regiões para flexibilização da quarentena

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje que a Região Metropolitana de São Paulo – que comporta 38 municípios mais a capital, e onde moram mais de 5 milhões de pessoas – será dividida em cinco regiões que terão datas e dados próprios de flexibilização da quarentena e da reabertura das atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus.

Na quarta-feira, o governador já havia anunciado a retomada de serviços no estado a partir do dia 1º de junho, dividindo São Paulo em grandes áreas. O protocolo de reabertura segue critérios como índice de ocupação de leitos de UTI nos hospitais e média de casos e mortos por coronavírus.

As cinco regiões serão:

Franco da Rocha: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã.

Alto Tietê: Guarulhos: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Grande ABC: Diadema, Mauá, Ribeirão Piras, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Mananciais: Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista.

Rota dos Bandeirantes: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

De acordo com Doria, a divisão foi necessária por abrigar mais de 22 milhões de pessoas e por ser considerada a complexidade da região, como um todo, pelo seu tamanho. “Com essa divisão teremos uma análise mais precisa de critérios técnicos e classificação das fases.”

Da Jovem Pan