Governo Federal reconhece situação de emergência sobre tornado em São Roque

O Governo Federal reconheceu a “situação de emergência” em São Roque em razão do “tornado” que atingiu a cidade no dia 6 de junho na região do bairro Canguera e destruiu diversas casas e vitimou uma pessoa.

Mais de 10 bairros vizinhos naquela região foram atingidos. Centenas de casas foram destelhadas, várias foram danificadas e algumas destruídas.

Diversos comércios também foram danificados. Além de muitas árvores e postes arrancados. O reconhecimento publicado no Diário Oficial foi assinado e homologado pelo presidente da República Michel Temer. O Decreto entrou em vigor na data da publicação e vale por 180 dias, retroagindo seus efeitos para o dia 06 de junho.

Desta forma, quem teve prejuízos por desastres naturais, como especifica a lei, fica autorizado a sacar parte do FGTS. No caso de São Roque, a liberação é para quem teve a casa atingida pelo tornado.

O reconhecimento da “Situação de Emergência” ocorreu por meio da Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.
Prefeitura também pode receber verbas

O reconhecimento federal da “Situação de Emergência” em São Roque também autoriza a prefeitura da cidade a receber verba do Governo brasileiro especificamente para ajudar na recuperação das áreas públicas atingidas pelo tornado.

De acordo com a lei, o município poderá receber do governo federal um cartão com créditos em dinheiro, que será concedido a Defesa Civil da cidade para ser utilizando em obras de recuperação somente dos espaços públicos danificados naquela época.
Ainda não se sabe quanto e quando o governo enviará o recurso.

A Defesa Civil de São Roque ainda não recebeu o cartão com descréditos específicos das chuvas de março.

Do São Roque Notícias