Governo Federal fechou Farmácia Popular de Cotia

A unidade da Farmácia Popular de Cotia, localizada na Rua Zacarias Antônio da Silva, no Portão, foi fechada nesta segunda-feira (31).

O Jornal Cotia Agora já havia alertado no dia 11 de maio a decisão do Governo Federal e desde ontem que a unidade não funciona mais na cidade. Funcionários ainda estão no local fazendo o trabalho de empacotamento de remédios e a desocupação do imóvel deve acontecer nos próximos dias.

O governo decidiu fechar as farmácias do programa popular que eram mantidas com recursos federais. Os pacientes agora vão ter que recorrer às farmácias conveniadas.

O problema é que nem todos os remédios estão disponíveis nessas farmácias. As conveniadas oferecem 25 medicamentos de graça ou com preços baixos. Nas farmácias que serão fechadas – as do governo federal- são oferecidos 125 remédios.

Foi para economizar dinheiro a decisão de não repassar mais verba para manter as farmácias abertas. O governo diz que a maioria das pessoas que buscam essas farmácias quer medicamentos que são encontrados também nas farmácias conveniadas.

O Ministério da Saúde informou que em média, por mês, o programa atendia quase dez milhões de pessoas, principalmente aquelas com 60 anos ou mais.

As unidades próprias trabalhavam com medicamentos que são disponibilizados gratuitamente ou a preço de custo, o que, de acordo com o governo federal, representa uma redução de até 90% do valor de mercado. O número total de unidades flutuou desde 2004, quando foi criado o programa. Em 2012, o número de farmácias atingiu um pico: 558, mas desde então, vem caindo.

Até o final de 2016, 516 farmácias próprias do programa operavam em todo o Brasil. Em abril, segundo o Ministério da Saúde, o balanço era de 393 unidades — 123 a menos do que no ano anterior.