Governo do Estado já previa metrô na Raposo Tavares há 16 anos, mas não cumpriu e descartou dois projetos

Muito se falou nos últimos anos sobre a vinda de uma linha de metrô ligando São Paulo a Cotia.

A própria companhia Metrô de São Paulo chegou a esboçar a possibilidade, e um estudo foi lançado e publicado pelas mídias cotianas nos últimos anos. A Linha 22 Bordô nem teve a licitação para a elaboração do projeto funcional, que foi assinado em agosto de 2013 e com previsão de conclusão para final de 2014 e início de 2015, só que o Metrô descartou esta possibilidade, conforme apurou o Jornal Cotia Agora no ano passado.

No projeto, a Linha 22, que teria 20 estações, interligaria a Linha 4 (amarela) na Estação Butantã, a linha 9 da CPTM (esmeralda) na estação Hebraica e a linha 20 do Metrô (rosa), ainda em projeto, na estação Rebouças, linha essa que ligaria Lapa a Moema.

Nas últimas eleições os políticos cotianos foram no embalo e prometeram brigar pelo metrô para Cotia. A verdade é que, a vinda de uma linha de metrô, no formato de monotrilho, como prometido pela companhia, está longe de se tornar uma realidade e a população terá que se virar no trânsito caótico e nos ônibus cheios no dia a dia.

Mas, o que pouca gente sabe, é que um projeto de metrô na Raposo Tavares não é conversa recente. Em 2000 o então governador Mário Covas, lançou um projeto de expansão das linhas e vislumbrou para 2020 que São Paulo teria 284 quilômetros de extensão de metrô, bem longe dos atuais 78,4 kms.

No projeto havia uma linha, a 8 Rosa, que ligaria a Raposo Tavares até a Vila Guilherme, na Zona Norte de São Paulo, com passagens pela Lapa e Rodoviária do Tietê. A estação Raposo ficaria na região do Km 15 (Jardim Educandário).

O projeto de Mário Covas ficou para seus sucessores de partido, Geraldo Alckmin, Cláudio Lembo, José Serra e Alberto Goldman, todos do PSDB. Nenhum deles deu sequência ao projeto, que foi alterado várias vezes e não cumprido.

Para os próximos quatro anos, Alckmin prometeu mais 31,6 km de metrô, com a entrega parcial da Linha 17-Ouro (Congonhas-Morumbi) e as extensões da Linha 4 até Vila Sônia, da Linha 5 até Chácara Klabin e da Linha 15 até São Mateus, na zona leste, mas brigas judiciais podem alterar este prazo.