Governo do Estado busca investidores para manter Delphi em Cotia

Um esforço para manter 800 empregos em Cotia será feito pela Investe São Paulo diante da mudança das instalações da empresa Delphi para Piracicaba.

A empresa ofereceu a possibilidade de transferir mais de 200 dos 800 funcionários, mas nem todos aceitaram mudar de cidade. Nesta quinta-feira (10), o presidente da Investe SP, Juan Quirós, recebeu o deputado estadual Márcio Camargo; o secretário de Indústria e Comércio de Cotia, Almir Rodrigues; Jorge Nazareno, do Sindicato os Metalúrgicos de Osasco e o professor Edgar Nóbrega, que pediram ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, a ajuda da Agência para atrair investidores que empreguem esse contingente.

Juan Quirós mobilizou a equipe da Investe para avaliar, no seu rol de investidores atendidos, a possibilidade de interesse pela área onde hoje ainda atua a Delphi, com 95 mil m2, sendo 20 mil m2 de planta edificada. Mas deixou claro que será necessário, primeiro, saber se a empresa que se desloca tem interesse em alugar ou vender sua área. Para tanto, pediu ao parlamentar que marque uma reunião com a direção da empresa.

Esforço exportador – Ao mesmo tempo Juan solicitou uma relação das empresas exportadoras – ou com potencial de exportação – instaladas em Cotia, de forma que possa incluí-las no esforço de conquista de novos mercados para produtos paulistas, missão que agora faz parte das novas atribuições da Investe SP. “O governador Geraldo Alckmin e o secretário e vice-governador Márcio França foram bem claros. Tem que ajudar a criar e também a manter empregos. O emprego é a dignidade do ser humano. Por isso vamos agir em conjunto para tentar atrair uma nova empresa que possa aproveitar a mão de obra capacitada da indústria que agora se muda”.

A próxima reunião com a empresa será agendada pelo parlamentar com o diretor Sérgio Costa, e o presidente Quirós fez questão de participar junto com o sindicalista e demais autoridades presentes no encontro desta quinta-feira.