Governo de SP vai vacinar crianças contra coronavírus nas escolas estaduais

O Governo de São Paulo informou nesta quarta-feira (5) que pretende vacinar as crianças de 5 a 11 anos contra o coronavírus dentro das escolas estaduais. A medida não tem data para começar, já que as doses da vacina da Pfizer, que serão repassadas pelo Ministério da Saúde, ainda seguem sem previsão de chegada.

O secretário Estadual de Educação, Rossieli Soares, destacou que vacinação não será obrigatória para essa faixa etária, mas os pais poderão optar por levar os filhos até as escolas para a imunização.

“A vacinação tem se mostrado muito eficiente e imunizar as crianças é fundamental nesse processo. Vacinar dentro das escolas tem trazido eficiência ao longo da história. Já vamos começar com a participação de 9 municípios e 268 escolas, sendo em Caieiras, Campinas, Cajamar, Ibaté, Jundiaí, Louveira, Mairiporã, Nova Odessa e São Carlos”, explicou.

O secretário ressaltou que caberá aos municípios definir as estratégias de vacinação das crianças, mas as escolas estaduais estão à disposição para ajudar nesse processo.

“Assim que as aulas retornarem, vamos trabalhar dentro das nossas escolas a importância do processo de imunização. Também vamos conscientizar as crianças e comunidade escolar sobre a imunização nas escolas particulares”, ressaltou Soares.

“O início do cadastramento começou hoje e de forma muito ágil a resposta tem sido oferecida pelos prefeitos dos 645 municípios do estado de São Paulo. O objetivo é cadastrar o maior número possível de escolas estaduais para que pais e mães possam levar seus filhos para a vacinação em um ambiente de extrema confiança, onde possam se sentir bem e seguras”, disse o governador João Doria.

Ainda de acordo com o secretário, as escolas estaduais passarão a pedir a carteira de vacinação contra a covid-19 após o início da campanha para crianças de 5 a 11 anos. No entanto, a apresentação não será obrigatória e não haverá restrições às aulas para quem não tiver o documento.

As aulas na rede estadual de educação de São Paulo estão previstas para retorno no dia 2 de fevereiro.

Do Metro