Google Chrome deixará de aceitar sites com tecnologia Flash

O Google lançou um plano para reduzir drasticamente o suporte do seu navegador de internet, o Chrome, a sites que ainda usam o Adobe Flash Player, tecnologia usada principalmente em animações e recursos multimídia. O Flash há tempos é considerado pelo mercado como tecnicamente defasado e vulnerável a ciberataques.

A proposta, chamada “HTML 5 por Padrão“, pretende priorizar o uso do HTML 5 no lugar do Flash, incentivando desenvolvedores de sites a preferirem esse tipo de programação.

Veja os cinco pontos defendidos pelo documento do Google:

* Se um site oferece uma experiência de uso em HTML5, está será adotada como experiência padrão no Chrome;

* Quando um usuário encontrar um site que precisa de Flash Player, um alerta irá aparecer no topo da página, dando ao usuário a opção de permiti-la no site;

* Se o usuário aceitar o alerta, o Chrome irá anunciar a presença do Flash Player e atualizar a página;

* O Chrome vai salvar a configuração do usuário para esse domínio nas visitas seguintes;

* Para evitar o excesso de alertas aos usuários, inicialmente lançaremos uma “lista branca” dos 10 principais sites (com base na métrica de uso agregado). Esta lista vai expirar após um ano.

A tal lista branca, segundo métricas internas do Google, incluirá sites como YouTube, Facebook, Yahoo e Amazon.com.

O plano do Google contra o Flash deverá ser implementado a partir do quatro trimestre deste ano. É mais um capítulo na lenta morte desta tecnologia: em 2011, a Adobe desistiu de adaptar o Flash para seus dispositivos móveis.

Do Uol