Gol e Voyage têm versões renovadas na linha 2017

As novidades no Gol e Voyage vêm para impedir que ambos percam relevância e se afastem demais dos líderes de vendes no mercado. “Estamos nos preparando para vencer, melhorando nossa imagem e nos reaproximando dos clientes”, confirmou David Powels, presidente da Volkswagen do Brasil durante a apresentação dos modelos.

MUDANÇAS SUTIS/ Enquanto a nova geração não vem, Gol e Voyage mudam mais por dentro. O painel amplo trabalha com a horizontalidade e é desenhado pensando na facilidade de acesso pelo motorista. O quadro de instrumentos está 30% maior, do mesmo tamanho que o utilitário Tiguan. Os instrumentos dão a impressão de serem 3D.

23.02.2016  CA autos  --  voyage  --  Foto divulgaçaoNa versão de entrada Trendline, o painel é monocromático e conta com um rádio simples. Da versão Comfortline para cima, os veículos são equipados com o novo sistema de infotainment Composition Touch com tela de 5 polegadas, preparado para espelhar a imagem do celular. Na  Highline, o acabamento passa a contar com detalhes em azul, no caso do Gol, e em vermelho, no Voyage. Nos primeiros meses, haverá também a versão Connect, baseada no Comfortline, que conta com o sistema multimídia Discover Media, com uma tela de 6,33 polegadas.

Visualmente, as mudanças são mais tímidas. A grade entre os faróis está mais larga, os faróis tem um novo desenho interno e o parachoque está mais agressivo. A traseira mostra mais alterações, agora com o mesmo vinco encontrado no Fox, o que dá uma impressão de que o Gol ficou mais parrudo. E a tampa do porta-malas agora tem novos vincos.

Como esperado, o antigo motor 1.0 foi aposentado e substituído pelo 1.0 de três cilindros encontrado no Up! e Fox. Rende 82 cv  com etanol. O 1.6 não recebeu atualizações.

A Volkswagen sabe que essas poucas mudanças não serão suficientes para fazer com que a dupla volte a enfrentar seus rivais em pé de igualdade, por isso, mexeram no ponto que mais importa para os clientes: o preço. O exemplo dado pela marca diz que o Gol 1.0 Trendline, completo, custava R$ 38.790. Com o novo motor e novo visual, deveria ficar R$ 800 mais caro. No entanto, será vendido por R$ 37.690.

A Volkswagen apresentou esta semana para a imprensa especializada o renovado Gol. Além das mudanças estéticas e mecânicas, o modelo recebeu novas versões e preços que vão de R$ 34.890 até R$ 53.290. Atualmente a vida do hatch não anda nada gloriosa. Ocupa a décima colocação entre os mais vendidos, atrás de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Palio, VW Fox, Ford Ka, entre outros.

Trata-se da segunda reestilização da quinta geração do modelo, lançada em 2008. Com a mudança, a marca pretende recuperar parte do prestigio que tinha até alguns anos atrás. A última vez que o modelo foi o campeão de vendas no Brasil foi em 2013.

Porém, engana-se quem pensa que a perda de prestígio está associada apenas ao Gol. A categoria de hatchs compactos (ou de entrada) tem sofrido há algum tempo com o desenvolvimento de outras carrocerias. Um exemplo é o crescimento absurdo registrado de vendas dos SUVs compactos.

Vale lembrar que até 2003 esta categoria nem existia no país (começou com o lançamento do Ford EcoSport).

Em 2009, por exemplo, os hatches de entrada representavam 35% de todos os carros novos vendidos no Brasil, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em 2015, este número caiu para 24%. De acordo com um levantamento da WebMotors, maior automotiva nº 1 do país, a procura por este tipo de categoria também tem caído nos últimos anos. Em 2010, quase 50% das buscas eram por hatches de entrada. Já no início de 2016, o índice caiu para pouco mais de 30%. Ou seja, a queda de popularidade não é um problema só do Gol.

Por Carlos Guimarães – Diário de S. Paulo