Gestão Haddad do PT em São Paulo chega ao fim com obras inacabadas

O mandato do prefeito Fernando Haddad (PT) à frente da Prefeitura de São Paulo termina no próximo dia 31, mas deixará inacabadas várias obras prometidas por ele quando assumiu o posto de representante máximo do Poder Executivo municipal. Construções nas áreas de Educação, Saúde e Habitação ainda precisam ser concluída. 
 
O Centro Educacional Unificado (CEU) Carrão, por exemplo, deveria estar pronto no início deste mês, mas, como mostrou o SPTV, ainda não está preparado para receber estudantes. A obra foi contratada por R$ 43 milhões e ocupa a área que compreendia o Parque Municipal do Tatuapé, na Zona Leste da capital. 
 
Moradores da região mostram preocupação com o atraso e fizeram até um abaixo-assinado para pressionar a Prefeitura a tomar providências. “É de extrema importância esse espaço para nós, para saúde ambiental, para saúde da pessoa. É o cúmulo. Não pode ficar parado. A obra tem que continuar. É uma exigência da comunidade. Vamos fazer de tudo para isso aqui continuar andando”, afirmou a massoterapeuta Sônia Marai Rosa. 
 
Um funcionário da obra confessou, sem saber que era gravado, que tem dias que ele e os demais operários vão até a construção, mas acabam não fazendo nada. “Tá meio parada (…) tem uns dois meses que está devagar”, revelou. Maria Lúcia dos Santos tem uma lanchonete vizinha ao local da obra e confirma: “Eles tomam café comigo e comentam que está totalmente parado aí”. 
 
De acordo com a Prefeitura, 77,5% da obra do CEU Carrão já foi concluída. Dos 22 CEUs prometidos por Haddad, apenas um ficou pronto: o de Heliópolis, na Zona Sul da cidade. Outros 14 estão em obras e sete deles sequer começaram a ser construídos. 
 
Habitação e Saúde 
 
A gestão Haddad também não concluiu todas as obras na área de Habitação. A promessa de campanha era “produzir 55 mil unidades habitacionais”. Desde que tomou posse, 12.585 foram entregues e outras 23.624 passaram a ser construídas, mas ainda não foram finalizadas. 
 
Uma das obras inacabadas fica no Parque dos Búfalos, na Zona Sul. A Prefeitura enfrentou críticas de ambientalistas quando decidiu construir quase 4 mil apartamentos no local, que possui uma extensa área verde. Segundo os críticos, as moradias seriam erguidas em cima de 19 nascentes, “soterrando” fontes naturais de água responsáveis por abastecer a Represa Billings. 
 
Já na área da Saúde, a Prefeitura começou a fazer quatro novos hospitais municipais sob o comando de Haddad. O único pronto é o da Vila Santa Catarina, na Zona Sul. Os outros três (Parelheiros, Brasilândia, Vila Matilde) ainda estão em construção. 
 
O da Brasilândia, na Zona Norte, por exemplo, só teve metade da obra concluída até agora. O hospital vai custar quase R$ 210 milhões aos cofres públicos e, oficialmente, deve ser entregue em dois meses. A Prefeitura diz que o cronograma está mantido, mas a equipe do SPTV foi até local da construção na última sexta-feira (9) e não encontrou ninguém trabalhando. 
 
Os vizinhos alegam que o cenário na Brasilândia é o mesmo há algum tempo. Segundo a dona de casa Rose Liviana, o entra e sai de caminhões foi parando aos poucos e os funcionários “de repente” desapareceram. “Parou tudo e agora está aí, abandonado […]. É um sonho que acho que não vai realizar tão cedo”, lamentou ela. 
 
Do G1