Geração de empregos em Cotia ficou negativa em março

Depois de três meses consecutivos em queda, a geração de empregos formais no país voltou a crescer em março, com a criação de 19.282 postos de trabalho formal. O dado representa crescimento de 0,05% em relação ao mês anterior, quando havia sido registrado fechamento de 2.415 vagas no país, segundo dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego.

A região seguiu a tendência nacional e fechou o primeiro trimestre de 2015 com um saldo positivo de 1288 vagas de emprego – o que significa dizer que as empresas fizeram mais contratações do que demissões no período. Os números mostram que apenas em Alumínio, no interior e em Cotia, na Grande São Paulo, houve mais demissões e saldo negativo de emprego.

Considerando apenas os dados referentes aos meses de março deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2014, os municípios de Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Mairinque e São Roque registraram juntos um aumento de 6750% no número de novas vagas de emprego, já que, em março do ano passado foram criadas apenas quatro novos postos de trabalho, ante 274 no mesmo mês deste ano. Cotia e Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, tiveram um salto de 178,5% no número de novas vagas, de 28 para 78, entre os meses de março.

Por Vânia Alves, do Diário da Região – Edição Castello/Raposo