Gás encanado da Comgás já está mais caro nesta segunda-feira

As tarifas de gás encanado no estado de São Paulo subiram até 10,2% nas áreas da Comgás, que fornece para a Grande SP, incluindo a região de Cotia, segundo a Arsesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo.

O aumento acima da inflação, de acordo com a agência paulista, se deve à elevação do preço do gás promovido pela Petrobras no início de maio e repassado anualmente aos consumidores paulistas na revisão anual de preços no estado.

A alta anunciada pela Petrobras em 1º de maio foi de 39% por R$/m3 com relação ao último trimestre. A inflação acumulada nos últimos 12 meses pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo chegou a 6,76% em abril.

De acordo a Arsesp, após o reajuste federal, o aumento médio para os consumidores do estado seria de 34%, segundo as regras contratuais. Mas, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo de SP solicitou à agência estudos para reavaliar possíveis medidas para reduzir o impacto aos usuários.

Com isso, a agência afirma ter conseguido reduzir o índice de reajuste médio na área da Comgás, que atende principalmente a Região Metropolitana de São Paulo, e o restante do repasse de aumento da tarifa será diluído entre os anos de 2022 e 2024, nos próximos reajustes anuais de tarifa autorizados pela agência.

Com essa negociação, o aumento da tarifa na região da Comgás será de até 9,8% para os consumidores residenciais, até 10,2% para os consumidores comerciais e até 9,7% para os consumidores industriais.

Segundo a Arsesp, os consumidores residenciais da Comgás na Grande SP que consomem até 30 metros cúbicos terão reajuste médio de 9,5%.

Do G1