Futebol de Cotia já tem classificados, acesso e rebaixados

O futebol amador de Cotia começa a chegar em sua fase decisiva nas três primeiras divisões, além de já conhecer os primeiros rebaixados para o Campeonato Municipal de 2019.

Além disso, já tem campeonato chegando às quartas de final e semifinal. O Municipal de futebol tem cobertura exclusiva do Jornal Cotia Agora.

Briga por título e amargor do descenso

Vamos começar o resumo de como está o Municipal em seus seis campeonatos pela elite de Cotia. A 1ª divisão terá sua última rodada da primeira fase no próximo domingo e das oito vagas para as oitavas de final, três já estão mateticamente garantidas.

O Independente do 21, Cotiano e Parque Alexandre já garantiram lugar. Os outros cinco lugares tem uma briga acirrada entre sete equipes, com vantagens para Flamengo da Granja que precisa só empatar e garantir vaga. Cometa e Leão do Morro no grupo

A e Estrela, Casa Branca, Stella Maris e Madrugada duelam em busca de um lugar na soitavas. O Cachoeira da Graça com 10 pontos garante a vaga com empate e se perder, só fica de fora se outras equipes golearem.

Na zona da degola, Sumima e Paulistinha já estão na 2ª divisão no ano que vem. Ainda tentam fugir do descenso, a Portuguesa do Engenho, Flamengo do 21, Vasquinho, Stella Maris e o Madrugada.

2ª Divisão tem rodada “diferente”

A segundona já está em sua fase de oitavas de final mas ainda terá um jogo neste domingo que pode mudar as vagas do rebaixamento. Carvalho, Estrela do 21 e Nova Vida já caíram. O Juventude também estava praticamente rebaixado, já que não havia conquistado nenhum ponto até esta semana, mas, em uma zebra, ganhou de 1 a 0 do Guarani das Graças e somou 3 pontos.

Um jogo adiado da 2ª rodada entre Juventude e Carvalho será disputado domingo e pode mexer com as vagas para a 3ª divisão de 2019. O Sabiá terminou o campeonato com 5 pontos e, caso o Juventude vença o Carvalho, o tradicional time do Jardim Sabiá cai para a terceirona.

Já as oitavas de final, não vão acontecer neste domingo, ficando para o dia 15 de julho. Grêmio Santa Isabel e Pérola Negra fizeram as melhores campanhas e ficaram “quase” empatados em tudo na classificação. Outros destaques foram o Legionários e Cara no Prato, também com a mesma pontuação. Ainda passaram o Recanto dos Victors e Portão (em cima da hora), Lavapés e o surpreendente Camisa 13, que começou mal o campeonato, venceu a Copa Águia e agora segue na briga pela vaga na elite.

Rodada decisiva na 3ª divisão

Última rodada da terceirona neste domingo. No grupo A, Greenland e Ressaca já estão nas oitavas e a briga pelas outras duas vagas é acirrada. A Ponte Preta não joga mais, mas garantiu um W.O. e soma 11 pontos, estando em 3º lugar. Arco Iris e Milionários tem 10 pontos e com empates podem seguir na competição, desde que o União de Cotia (9 pontos) não vença o Ressaca. Já no grupo B, o Família papou seus seis jogos e está tranquilo com vaga garantida. As outras três, ficarão entre Balaio de Gato (10 pontos), Santa Rita (9), Arsenal (7) e Jardim Elias e Galo de Ouro (ambos com 6).

No rebaixamento, o Araruama é o único matematicamente na terceirona 2019 com 0 pontos. Ainda tentam fugir da degola o Pedra 90, Vila Nova, Pedra 90, Moleque Travesso e até o Galo e Jardim Elias, apesar de ser quase impossível isso acontecer.

4ª Divisão já vai conhecer finalistas

Domingo acontecem as semifinais da 4ª divisão no Clube dos Comerciários. Esperança x Arco Verde e Lageado x Folhas buscam vagas na final e os quatro já conseguiram o acesso para a 3ª divisão 2019.

Veteraníssimos e Veteranos

O 50tão já tem as semifinais definidas, mas a rodada não será neste domingo. O Cotiano pega o Amizade e o Portão o Leão do Morro. Os jogos serão dia 15 de julho nos Comerciários

Já o 40tão, ainda tem duas rodadas para definir as oitavas. Garantidos pelo grupo A, o Estrela do Mirizola e o Flamengo da Granja.Mais sete times brigam pelas duas vagas restantes. No B, seis times ainda estão na luta pelas vagas