Futebol de Cotia começa 2016 com polêmica no regulamento da Copa Kim Pães

A temporada do futebol amador de Cotia começou e já tem seu primeiro campeão, o Stella Maris, que venceu a 11ª edição da Copa União.

Outras competições estão em andamento e a elite do futebol cotiano começa a disputar o Campeonato da 1ª Divisão em 17 de abril, com cobertura exclusiva do Jornal Cotia Agora.

Mas, uma competição que vem movimentando o cenário futebolístico da cidade é a 1ª Copa Kim Pães, disputada nos campos do Portão e do Suave.

Rodadas já foram disputadas na categoria esporte e veteranos, mas um clube denunciou irregularidades no cumprimento do regulamento. O E.C. Cachoeira da Graça alega que o Parque Alexandre utilizou de um atleta profissional (o que é proibido pelo regulamento do futebol amador de Cotia), o atacante Marcos Paulo, que jogou em 2015 pelo Cotia FC (CLIQUE AQUI E VEJA SÚMULA DE COTIA X BARUERI) e depois foi para o Taboão da Serra.

De um lado, o Cachoeira se sente prejudicado pelo não cumprimento do regulamento e do lado da organização da Copa Kim Pães, a alegação da falta de documentos e comprovação de que Marcos Paulo é atleta profissional.

O Jornal Cotia Agora tem em mãos a declaração da Federação Paulista de Futebol que confirma que o atleta é profissional.

Lembrando sempre que o Jornal Cotia Agora, através de seu editor chefe Beto Kodiak, é o único veículo da cidade que faz a cobertura do futebol amador da cidade e preza sempre pela lisura, cumprimento dos regulamentos e transparência nas questões relacionadas ao desenvolvimento do esporte em Cotia, ouvindo os dois lados na situação denunciada.

Abaixo mostraremos na íntegra a nota que a diretoria do E.C. Cachoeira da Graça enviou e a posição da organização da Copa Kim Pães, e esperamos que um consenso e o cumprimento do regulamento seja respeitado.

Nota do E.C. Cachoeira da Graça

Declaração da FPF que Marcos Paulo é profissional
Declaração da FPF que Marcos Paulo é profissional

“Muito se comenta nas resenhas pós jogo aqui no futebol varzeano de Cotia sobre a participação de atletas profissionais nos torneios, copas e até mesmo no Campeonato Municipal, onde quase sempre é proibido pelos regulamentos, haja vista, o melhor preparo físico e técnico desses atletas.

O Esporte Clube Cachoeira da Graça, do bairro do Morro Grande abriu um precedente aqui em Cotia. Após perder o jogo de 2 a 1 para o Parque Alexandre, na Copa Kim Pães, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, teve a informação que o time adversário tinha entre seus atletas um jogador profissional, inclusive foi ele quem fez o gol da vitória.

Ao procurar a organização da copa, o EC Cachoeira da Graça foi orientado pela organização que somente após comprovação poderia ganhar esses pontos fazendo cumprir o regulamento em seu artigo 14.

Com a presença de um advogado, o clube fez o requerimento junto a Federação Paulista de Futebol, pagou as taxas necessárias e obteve o documento comprobatório da suspeita inicial, ou seja, o jogador é mesmo atleta profissional.

Resta agora um posicionamento oficial da organização da Copa Kim Pães sobre o ganho de pontos pela utilização de um jogador irregular. Parabéns Cachoeira da Graça por essa iniciativa. Que os times que se utilizam desses atletas fiquem espertos”.

Posicionamento da organização da Copa Kim Pães

Venho por meio desta mensagem informar que a acusação exige o ônus da prova, que até o momento não foi apresentado para a direção técnica da competição. Por motivo de preservação, as entidades envolvidas e os atletas, preferimos apurar o processo de maneira sigilosa, porém aguardamos alguns documentos comprobatórios. Obrigado. Boa tarde. Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.