Futebol: 12 times de Cotia sofrem com rebaixamento de divisão

O futebol amador de Cotia entra nas fases decisivas e muita emoção está prometida para os próximos domingos nos campos de várzea da cidade. Expectativa para muitos times que buscam o título e alguns também o acesso de divisão.

Mas, nem tudo é alegria. 12 times cotianos amargaram o sentimento de serem rebaixados de divisão. Elencos mal montados, falta de vontade e baixo nível técnico levaram estas equipes a caírem para divisões inferiores, como aconteceu em 2017, quando o time mais antigo da cidade, o EC Portão caiu junto com o Sabiá para a 2ª divisão. O Portão tentou o acesso em 2018 e não conseguiu e o Sabiá ainda caiu para a 3ª.

Em 2019, o Portão está na briga pelo acesso, com um time bem montado, mas o Sabiá ainda vai ter de esperar no mínimo dois anos para voltar à elite.

Mas, voltando ao campeonato de 2019, na 1ª divisão tivemos o Flamengo da Granja, um time tradicional na várzea cotiana fazendo uma campanha horrorosa, onde em seis jogos venceu apenas um, por W.O. Já o Lavapés, que havia subido para a elite em 2018, nem esquentou a cadeira e caiu para a 2ª, com apenas 6 pontos em 6 jogos.

O Casa Branca fez campanha pior, com 4 pontos em 6 jogos e caiu. Feio fez o Cometa, que foi eliminado por causa de um W.O. O time alega que foi prejudicado, pois se atrasou para um jogo da 4ª rodada contra o Cotiano e o árbitro não esperou o tempo necessário previsto no regulamento. A organização do campeonato se defende, dizendo que o árbitro cumpriu a regra.

Lá na 2ª divisão, caíram para a 3ª o Paulistinha, que deu vexame no certame, perdendo os 8 jogos que disputou e levando 52 gols. Um ano para o time da região do Km 26 esquecer. O Sumima, do Mirante da Mata, também foi muito mal, perdeu 7 jogos e ganhou apenas um, em cima do Paulistinha. O Flamengo do 21 foi outro que em 8 jogos não venceu nenhum, empatou 4 e perdeu 4. O Estela Maris fez 6 pontos apenas e vai para a 3ª divisão 2020.

No campeonato da 3ª divisão, o Carvalho caiu pelo segundo ano consecutivo e vai disputar a 4ª em 2020. Ele fez 4 pontos em 6 jogos. O União de Cotia não venceu nenhuma partida em 6 e acabou com 3 pontos de empates. Já o Jardim Elias, 5 pontos em 6 jogos, mesma campanha da Ponte Preta, e ambos vão para a 4ª em 2020.

Acesso

Faltando a definição apenas dos times da 2ª divisão que vão para a elite em 2020, outros dois certames já conhecem os times que subiram.

Na 3ª, o Milionários, Folhas (segundo acesso seguido), Lageado (também segundo seguido) e o Arco Íris conseguiram subir para a 2ª divisão em 2020.

Da 4ª para a 3ª, seis times comemoram o acesso: O Projeto Independente 21 em seu primeiro ano de disputa subiu. O Goiás, Corujão e Real Cotia também estão lá e o Canarinho, time que já foi da elite cotiana e ficou afastado por alguns anos, voltou em 2019 e garantiu o acesso.