Fundação cria ranking de parques municipais; Ibirapuera é o melhor e Cemucam, em Cotia, fica em 39º

Cemucam, que pertence à Prefeitura de São Paulo, mas fica em Cotia, faz 51 anos nesta semana e foi mal ranqueado no estudo

Um estudo realizado pela Fundação Aron Birmann, que administra o Parque Burle Marx, no Panamby, apontou os melhores e os piores parques de São Paulo. Mais badalado e frequentado de São Paulo, o Ibirapuera aparece no topo da lista, com 4,49 pontos. O ultimo, o Juliana de Carvalho Torres, próximo ao entroncamento da Raposo Tavares com o Rodoanel, ganhou nota 1,63. Confira no final da reportagem o ranking completo.

As notas são compostas pela avaliação dos seguintes quesitos: programação, infraestrutura básica, manutenção, manejo, além de segurança e serviços de gestão. “Avaliamos com uma nota de 0 a 5, que vai de muito ruim a muito bom, multiplicada por seu peso de relevância. A intenção é, no futuro, avaliar anualmente todos os parques urbanos de São Paulo, tanto municipais como estaduais, já que os cerca de 120 parques fazem parte da vida dos paulistanos”, afirma Raquel Domingues, responsável pelo estudo.

Juntamente com a publicação, a Fundação Aron Birmann criou, em parceria com a prefeitura, um aplicativo que servirá para a população fazer sua própria avaliação. O IP – Indicador de Parques Urbanos está disponível para download a partir de segunda-feira (9).

Melhor e pior

O Ibirapuera possui 1,5 milhão de metros quadrados e recebe milhares de visitantes todos os fins de semana. Com 54 000 metros quadrados, o Juliana de Carvalho Torres é recorrentemente alvo de vandalismo e chegou a ser invadido por moradores de um movimento popular em 2018. Na página do espaço no Facebook, as reclamações de abandono e falta de equipamentos dão o tom da desigualdade entre os dois espaços.

“Péssima localização, não tem estacionamento, quadras de lazer ou banheiros ou bebedouro, e tem muitos usuários de droga. Ainda corre o risco de pegar uma febre amarela”, postou um morador próximo ao parque da Zona Oeste.

Confira o ranking abaixo.
1º Ibirapuera SUL 4.49
2º Villa Lobos OESTE 4.48
3º Do Povo OESTE 4.44
4º Chuvisco SUL 4.40
5º Jd. Herculano SUL 4.39
6º Cordeiro SUL 4.31
7º Vila Sílvia LESTE 4.29
8º Carmo LESTE 4.25
9º Burle Marx SUL 4.23
10º Eucaliptos SUL 4.18
39º Cemucam (Cotia) OESTE 3.33

Por Sérgio Quintella – repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015