Funcionários públicos de Cotia fazem mobilização e podem entrar em greve

Por André Dantas – Agência Grita SP

O funcionalismo municipal de Cotia protagonizou um exemplo de organização na luta em defesa de seus direitos. Na noite de terça-feira (31) liderados pelo Sintrasp – Sindicato dos Trabalhadores em Serviço Público de Cotia e Osasco – os Servidores se reuniram meio ao frio e forte garoa na Praça da Matriz para manifestar repúdio ao projeto que altera a Lei Orgânica e que requer a retirada da sexta parte e quinquênio. Como resultado, os trabalhadores podem entrar em greve, caso o projeto seja assinado.

REPÚDIO – Como até o momento a Administração Municipal não se pronunciou, os Servidores foram às ruas a fim de demonstrar que não aceitam pagar as contas de uma progressiva conduta política malsucedida feita pelos últimos gestores. Não bastasse os últimos quatro anos sem aumento, tentam cortar benefícios da categoria. Os funcionários também exibiram cartazes com frases do tipo “Direitos roubados, serviço público sucateado”.

A mobilização contou com o apoio e participação do presidente da da Fesspmesp (Federação dos Servidores Municipais do Estado de São Paulo), Aires Ribeiro, de lideranças da CSPM (Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais) e dirigentes dos Sindicatos das cidades de Americana, Itu, Itaquaquecetuba e Itapecerica da Serra. Um caminhão de som fortaleceu ainda mais o movimento e deu voz aos manifestantes e apoiadores.

CONTINUIDADE – Após deliberação do estado de greve, os manifestantes partiram rumo à Câmara Municipal para acompanhar de perto a ordem do dia. No entanto, o presidente da Câmara, Paulinho Lenha, se comprometeu publicamente em não colocar a matéria em pauta de votação até que o prefeito Rogério Franco abra diálogo com a categoria.

O líder da Fesspmesp, Aires Ribeiro, afirmou durante oportunidade a bordo do caminhão de som: “Se a Prefeitura avaliar criteriosamente há muita gordura para queimar sem que o Servidor seja penalizado. O trabalhador de Cotia pode ter a certeza de que todo o Estado e o País apoiam essa causa. Se for necessário traremos mais de 150 entidades e paramos essa cidade”.

gre14

O presidente do Sintrasp, Antônio Rodrigues dos Santos, o Toninho do Caps, declara: “Parabenizo aos companheiros presentes pelo ânimo e disposição em lutar pela manutenção de seus direitos. Mesmo com a tentativa de desmobilização do Governo por meio da antecipação do pagamento e ponto facultativo, os mais conscientes guerreiros marcaram presença. Esperamos que a Administração reavalie e considere outras alternativas de economia sem afetar aqueles que não tem culpa e colocam o município para funcionar”.

O Jornal Cotia Agora tentou contato via telefone com a prefeitura, mas o funcionalismo público emendou o feriado por cinco dias.

gre15gre16