Fisioterapeuta Gabriela Pinto aborda em sua coluna a asma e natação

Asma é uma inflamação nos brônquios com estreitamento das vias aéreas, dificultando a passagem de ar. Isso ocorre por uma resposta exacerbada a alguns agentes que podem causar alergia, como a poeira.

Todos nós respondemos a estímulos como a poeira de alguma forma, mas, no asmático, essa resposta é exagerada, causando o fechamento das vias aéreas e uma resposta inflamatória. Essa é uma das condições crônicas mais comuns, acometendo cerca de 235 milhões de pessoas no mundo todo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que, no Brasil, cerca de 10% da população sofra de asma.

A prática de atividade física é essencial para o indivíduo asmático, a fim de melhorar a capacidade aeróbia, o condicionamento cardiovascular, fortalecer a musculatura respiratória e melhorar sua qualidade de vida. Entretanto, alguns exercícios (como corrida) podem provocar crise asmática, o mesmo não ocorre (ou ocorre com menos frequência) na natação. Por ser um exercício aeróbio realizado na posição horizontal, a natação promove uma melhora no padrão respiratório. Além disso, a umidade e a temperatura da piscina (aquecida e coberta) também contribuem de forma positiva para a melhora da asma e da bronquite, facilitando a expectoração. Estudos mostram que após a prática desse tipo de exercício, ocorre uma melhora em diversos aspectos da doença, reduzindo inclusive o uso de medicamentos para controle.

Porém, a presença do cloro na piscina pode ser prejudicial ao asmático, podendo desencadear uma reação alérgica ou até uma crise de asma. Estudos ainda se contradizem a respeito dos riscos e benefícios de se praticar a natação em água clorada, sendo que o consenso geral é de que a piscina ionizada ou tratada com outro tipo de produto ofereça mais benefícios. Contudo, vale testar a resposta do asmático ao cloro, já que cada pessoa responde a um alérgeno de forma diferente.

*Gabriela Pinto (Crefito-3/187342F) é fisioterapeuta formada pelo Mackenzie e pós graduada em fisioterapia intensiva no Hospital Albert Einstein e atua na área da saúde