Final de semana é de fase vermelha e restrições em Cotia. Saiba o que pode funcionar

Este final de semana e o próximo serão de prejuízos para muitos comerciantes que pagam impostos e geram empregos, que terão que fechar seus negócios, por uma imposição do governador João Doria.

A fase vermelha do Plano SP proíbe a abertura da maioria dos comércios e libera o que o Governo do Estado entende como “essencial” para a população, mas libera igrejas e não há controle no transporte público.

A incoerência de Doria pode levar as empresas a demitirem cerca de 20 mil profissionais, segundo os sindicatos das categorias, principalmente do comércio e prestação de serviço.

Em Cotia, quando houve a fase vermelha no início da pandemia, muita gente faliu. Quanto à fiscalização, a Prefeitura não a fez em bares de periferia, em bairros como Panorama, Lavapés, Atalaia, entre outros, onde a população de bem e trabalhadora, constantemente reclama para nossa redação a falta de rigidez em se fazer cumprir a lei. Há casos também de bares na região central que as autoridades fazem vista grossa na hora de autuar.

É preciso que a população denuncie, ligue para o 153 da Guarda Civil ou 190 da PM e cobre atitudes por parte deles. Nosso WhatsApp e redes sociais estão à disposição dos moradores que quiserem relatar algum abuso, como bares, botecos e similares com aglomerações e barulho.

Lembrando ainda que teremos mais uma semana, de segunda a sexta que estaremos na fase laranja, com a proibição de comércio aberto entre 20h e 6h.

O que pode ficar aberto na fase vermelha?
A classificação vermelha permite o funcionamento apenas de locais e serviços chamados de “essenciais”. São eles: mercados, padarias, açougues, feiras livres, farmácias, serviços de saúde, meios de transporte público, bancos, lotéricas, igrejas e centros de atividades religiosas, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustível, lojas de material de construção, lavanderias, pet shops, hotéis, oficinas mecânicas e transportadoras.
Ou seja, precisam ficar fechados todos os demais estabelecimentos, como lojas em geral, shoppings, galerias, escritórios, salões de beleza, barbearias, parques, academias de ginástica, museus, cinemas e teatros.

Bares, restaurantes e lanchonetes não podem servir os clientes no local, mas estão liberados para vender por delivery e por retirada de pedidos (na porta ou por drive-thru).

04
Segunda fase mais restritiva do plano, perdendo só para a vermelha, a laranja tem como regras gerais a ocupação máxima de 40% da capacidade dos locais e o atendimento por até, no máximo, oito horas consecutivas, com limite de funcionamento até às 20h.
Há ainda normas mais específicas dependendo do tipo de atividade. Em restaurantes, por exemplo, os clientes precisam estar sentados. Já os bares não podem receber clientes de forma nenhuma, podendo somente atuar com delivery e retirada de pedidos na calçada. A fase vermelha total, vale por dois fins de semana, até 7 de fevereiro.

Mudanças de moradias ficam proibidas aos finais de semana?
Não. O setor de transportadoras está incluso entre os serviços essenciais, que continuam funcionando mesmo na fase vermelha. Levar móveis e eletrodomésticos, portanto, não é um problema nesses dias. É recomendável, porém, observar as regras internas de cada condomínio.

Quanto à fiscalização, realmente, em função do volume de estabelecimentos, o efetivo municipal de Cotia é muito pequeno, mas estão sendo envidados esforços envolvendo a Secretaria de Indústria e Comércio, Vigilância Sanitária e Guarda Civil para uma fiscalização efetiva.