Fiesp cria plano de 45 dias para relaxamento total da quarentena nas indústrias

Na manhã de terça-feira (21) Paulo Skaf conversou com a Rádio Bandeirantes sobre o plano de relaxamento da quarentena criado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que propõe o retorno de todas as atividades em 45 dias. O estudo, segundo o presidente da Federação, já foi compartilhado com os governos estaduais e federais: “Já enviei ao general Braga Netto e todos os governadores e prefeitos do País”.

Documento prevê o retorno de todas as atividades após o período da quarentena, em no máximo 45 dias. “Começaríamos com a reabertura de creches e escolas, para que os pais possam voltar ao trabalho, e cinemas e atividades esportivas no final”, explica.

Skaf explica que o estudo considerou opiniões de especialistas e exemplos de outros 14 países como a Alemanha, que começou a reabrir comércios nessa semana. “É um estudo de boas práticas para todas as atividades, desde como deve ser o comportamento em casa, até nas empresas, shoppings e comércio em geral. É uma orientação para que a gente possa substituir o isolamento pelo distanciamento (…). Quando regras são respeitadas, segurança é quase que absoluta”, diz.

Nos tais 45 dias, as empresas deverão se adaptar para garantir segurança aos trabalhadores. Ao mesmo tempo, voltar a produzir para tentar evitar falências.

Para o presidente da Fiesp, mesmo com a perspectiva de retomada, é preciso dar mais ajuda às empresas, como a possibilidade de atrasos do pagamento de impostos estaduais, além dos federais. Já sobre a flexibilização dos contratos de trabalho, Skaf afirma que a medida é importante para dar fôlego aos empresários.

Da Rádio Bandeirantes