Febre Amarela: Por precaução, Parque Cemucam está fechado a partir de hoje por tempo indeterminado

Decisão foi tomada após a morte de primatas no município de Itapecerica da Serra pelo vírus da Febre Amarela. Doença é transmitida por mosquitos.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, após a confirmação de 10 macacos mortos por Febre Amarela em Itapecerica da Serra, por medida de precaução, fechou parques urbanos municipais por tempo indeterminado, entre eles o Cemucam, em Cotia.

A metodologia utilizada se baseou nos distritos próximos a Itapecerica da Serra, como Cotia, Jardim Angela, Parelheiros, Capão Redondo, Jardim São Luis, além das áreas de cobertura de vacinação.

Os parques lineares não possuem delimitação física, motivo pelo qual é feita a recomendação de não visitação.

Além do Cemucam, outros parques da região estão fechados a partir de 28/12:

Parque Raposo Tavares: Rua Telmo Coelho Filho, 200 – Jardim Olympia
Parque Juliana de Carvalho Torres (Cohab Raposo Tavares): Travessa Córrego da Independência – Cohab Raposo Tavares
Parque Linear Sapé: Rodovia Raposo Tavares até Avenida Engenheiro Politécnica

Macacos não transmitem a febre amarela
Assim como as pessoas, os primatas são vítimas dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, encontrados na zona de mata e que costumam circular em copas de árvores, local de repouso preferido dos primatas. Quando eles são infectados e chegam a morrer, indica que existe a circulação do vírus no local.
“O ataque do mosquito à fauna é um alerta para podermos conter o avanço da doença e evitar que ela chegue ao ser humano. Os primatas atingidos são apenas vítimas da doença, pois não a transmitem ao homem. Pedimos que a população nos informe a presença de animais doentes ou mortos e jamais matem nossos animais!”, afirmou Juliana Summa, diretora da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.