Facebook permite escolher amigo para gerenciar conta em caso de morte

Você já se perguntou o que vai acontecer com o seu perfil no Facebook após a sua morte? A rede social, que até então oferecia um formulário e um processo longo para excluir o conteúdo, em breve permitirá que você mesmo escolha alguém para gerir a sua página. O contato escolhido poderá administrar convites, posts de despedida e fotos em seu nome, enquanto for preciso na rede social.

“O Facebook é um lugar para compartilhar e se conectar com amigos e familiares. Para muitos de nós, é também um lugar para lembrar e homenagear aqueles que nós perdemos. Quando uma pessoa morre, sua conta pode se tornar um memorial da sua vida, das suas amizades e das suas experiências”, diz Vanessa Callison-Burch, gerente de produto da rede social, em comunicado.

O que um amigo poderá fazer?

Segundo a rede social, a pessoa escolhida pode ser qualquer um dos seus contatos, como um membro da família ou um amigo, que poderá administrar algumas funções da sua conta. A partir do momento em que o Facebook for informado da morte de um dos membros, dará acesso ao contato escolhido para:

– Fazer um post que ficará fixado no topo da Linha do Tempo informando o ocorrido, assim como data e hora do funeral e outras homenagens e encontros religiosos;
– Responder a novos pedidos de amizade de membros da família e amigos ainda não conectados;
– Atualizar a foto do perfil e foto da capa;

Também será possível dar permissão para baixar um arquivo com fotos, mensagens e dados do perfil. Já as configurações, incluindo as de privacidade, continuarão a ser as mesmas antes da sua morte.

O que um amigo não pode fazer?

O contato escolhido para cuidar da conta não será capaz de fazer o login como se fosse a pessoa que faleceu. Ou seja, não poderá fazer novos posts como se fosse a pessoa que morreu, ver suas mensagens privadas, ou mesmo enviar mensagens de qualquer espécie como se fosse ela.

Ainda de acordo com a rede social, é possível informar se você prefere ter a sua conta Facebook excluída permanentemente. Até o momento, era possível transformar uma conta em memorial, sem um novo administrador. O perfil fica mais protegido e marcações com o nome da pessoa ficam ocultas.

Quem tem acesso?

Segundo a rede social, a função “Legacy Contact” chega primeiro aos Estados Unidos, e deve se expandir a mais países em breve. A ativação dela é opcional e pode ser feita por celular ou web.

Para quem usa a rede social em inglês, basta acessar as configurações, escolher “Security” e, em seguida, “Legacy Contact”. A função é a última da lista e sugere que você “escolha um familiar ou amigo próximo para cuidar da conta caso aconteça algo”. É possível enviar uma mensagem ao escolhido.

Por Melissa Cruz para o Tech Tudo