Facebook muda algoritmo para dar valor ao tempo que o usuário passa em um post

O conteúdo do seu Feed de Notícias do Facebook vai mudar novamente. Isso porque, a partir de agora, a rede social de Mark Zuckerberg vai incorporar uma nova métrica ao algoritmo que decide o que o Facebook mostra para cada usuário: o tempo que você passa em uma determinada postagem.

A decisão, segundo comunicado oficial no blog do Facebook, foi tomada depois que a empresa descobriu a partir de pesquisas com usuários que não interargir com um conteúdo não significa não gostar. Até então, o algoritmo do Facebook se baseava e muito nas ações dos usuários: curtir, compartilhar ou comentar algo. “Há momentos, por exemplo, em que as pessoas querem ver informações sobre um evento atual e grave, mas não necessariamente querem curtir ou comentar sobre ele”, escreveram Ansha Yu e Sami Tas, engenheiros autores do texto oficial.

A postagem ainda explica que não é tão simples assim descobrir se o tempo gasto é sinônimo de interesse. Algumas pessoas podem passar dez segundos em uma história porque elas realmente estão gostando, enquanto outros podem passar dez segundos em um post porque possuem uma conexão de internet lenta. Por outro lado, o Facebook entende que se as pessoas gastam muito mais tempo em um conteúdo em particular do que na maioria dos posts que compõem a sua linha do tempo naquele momento, este é um bom sinal de que o conteúdo é relevante.

O Facebook inclusive dá um exemplo de como vai analisar o comportamento do usuário. Imagine que você percorreu rapidamente seu Feed de Notícias, curtiu uma foto da formatura do seu amigo e em seguida compartilhou um post engraçado da sua irmã. Sem rolar para cima ou para baixo, você começa a ler um texto de um primo sobre uma viagem que ele fez recentemente. Você passa um tempo lendo, mas não curte, nem comenta nem compartilha. O fato de você não rolar a barra vai ajudar o Facebook a entender que naquele pedaço do Feed estavam conteúdos interessantes e que mais postagens do tipo serão bem-vindas.

Do iG