Facebook lança recurso para promover doação de sangue no Brasil

Nesta quarta-feira (23) o Facebook anunciou um recurso para doação de sangue no Brasil que facilitará o processo de registro e ajudará a notificar doadores quando os bancos de sangue próximos realizarem eventos de doação ou fizerem solicitações urgentes. O Facebook fez parceria com o Ministério da Saúde, bancos de sangue centrais e especialistas em saúde para garantir que esse recurso possa beneficiar pessoas em todo o Brasil.

As pessoas poderão se registrar como doadoras de sangue no Facebook e serão notificadas quando existirem oportunidades de doação por perto. O Brasil, como diversos outros países, sofre com a escassez de sangue e os bancos precisam constantemente trazer doadores para manter o fornecimento estável da rede de saúde.

Segundo o Dr. Alfredo Mendrone Junior, diretor técnico-científico da Fundação Pró-Sangue de São Paulo, o Brasil sofre de uma diminuição nas doações em todos os Estados e especialmente nas grandes cidades, seja pela falta de tempo ou pela dificuldade de deslocamento dos doadores. “Temos ainda dificuldade em encontrar e chegar até essas pessoas. Uma iniciativa como essa ajuda a aproximar as duas partes; bancos de sangue e doadores”, afirma.

Esse recurso já está disponível no Facebook na Índia, em Bangladesh e no Paquistão, onde mais de 8 milhões de pessoas se registraram para serem doadoras de sangue.

Descomplicando a doação de sangue
Começando nesta quarta, quem usa o Facebook no Brasil poderá registrar-se como doador de sangue em seu perfil ou acessando facebook.com/donateblood. Essas informações permanecerão, por padrão, privadas, mas quem quiser poderá escolher compartilhar seu status de doador mais amplamente.

Conectando as pessoas com oportunidades de doação
No próximo mês, o Facebook vai tornar mais fácil para organizações de saúde, começando por bancos de sangue centrais de todas as regiões do Brasil, conectarem-se com doadores de sangue.

A campanha começa trabalhando com seis bancos de sangue: HemoCe (Ceará) na região Nordeste; HemoPA (Pará) na região Norte; HemoSC (Santa Catarina) no Sul; Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília), no Centro-Oeste; e HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo), na região Sudeste. Juntos, eles somam 64 postos de coleta e abastecem mais de 1.000 hospitais e organizações de saúde por todo o país.

Quando os bancos de sangue estiverem buscando doações, poderão criar posts especiais para divulgação ou navegar até facebook.com/findblooddonors. O Facebook notificará automaticamente os doadores de sangue que estiverem próximos para que possam ajudar. Esses doadores verão a solicitação e poderão entrar em contato diretamente com os bancos de sangue. O solicitante não terá acesso a nenhuma informação sobre o doador, a menos que o doador a forneça explicitamente quando responder.

Quando os bancos de sangue realizarem campanhas de doação, poderão criar um evento no Facebook e os doadores próximos serão automaticamente notificados. Esses doadores verão o evento e, caso queiram, poderão indicar se comparecerão ou se estão interessados em ir.

“Mesmo vivendo em uma era tão tecnológica como a nossa, o sangue ainda é insubstituível – e quem precisa só consegue graças à generosidade de quem doa. No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira doa sangue”, diz o Coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Dr. Flávio Vormittag.

Segundo ele, embora o percentual fique dentro dos parâmetros da OMS – Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde tem se esforçado para aumentar a taxa, e esta será mais uma ferramenta para ajudar. “Esperamos que este incentivo ajude a conscientizar a população e aumentar a fidelização de doadores regulares”, diz.

“Esperamos que, ao aumentar a conscientização e fornecer ferramentas para os bancos de sangue se conectarem àqueles dispostos a ajudar, possamos facilitar o processo de doação”, afirma a gerente de Políticas Públicas do Facebook no Brasil Nathalie Gazzaneo.

Para saber mais sobre a iniciativa e se cadastrar como doador de sangue, basta acessar facebook.com/donateblood.