Ex prefeito de Itapevi, Silas Manoel de Oliveira é homenageado com nome em via

O ex prefeito de Itapevi e considerado um dos líderes do Movimento Diretas Já nos anos 80, Silas Manoel de Oliveira, receberá uma homenagem com o seu nome na rotatória localizada no Km 33,7 da Rodovia Coronel Nelson Tranchesi (Estrada da Roselândia), que liga Cotia à Rodovia Castello Branco.

Confira a justificativa do projeto e a história de Silas:

Silas nasceu no dia 24 de novembro de 1941 e veio a falecer aos 74 anos, em 25 de maio de 2016. Neste ínterim, construiu uma bela história de vida.

Foi casado com a Senhora Lina com quem teve os filhos Silas Júnior, Marisa e Vanessa e os netos Mariana e Miguel.
Silas Manoel de Oliveira é filho de família que tem suas origens no distante bairro de Cotia, mais precisamente de Caucaia do Alto. Após o final da 2ª Guerra Mundial, mudou-se com a família para Itapevi, então Distrito de Cotia, . Seu pai, o doutor Antônio Manoel de Oliveira foi casado com dona Catharina, carinhosamente chamada como “dona Cathi” e tiveram doze filhos.

Durante toda sua vida, Silas desenvolveu trabalhos junto aos jovens de Itapevi e cidades vizinhas, com ações voltadas à cultura, educação e de modo geral, o desenvolvimento do cidadão.

Exemplos dessa atuação comunitária junto aos jovens dos anos 60, os anos dourados (e também anos de chumbo) foram: 1- a fanfarra da União Municipalista dos Estudantes Secundaristas de Itapevi-UMESI, 2- Fundou o Movimento Cultural e Recreativo Intermunicipalista-o MICRIM. 3- Marcou época o MICRIM com os Festivais de Música que mobilizava jovens de toda região, organizados pelo Silas, seu irmão Cid e os amigos que sempre estavam juntos na casa da Dona Cathi. As apresentações das bandas das cidades vizinhas nesses festivais eram emocionantes e permanecem vivas na memória dos adolescentes de outrora.

A história de vida de Silas Manoel de Oliveira revela que foi considerado um homem a frente do seu tempo, com ideias e práticas inovadoras na política.

Atualmente, muito se fala nos consórcios intermunicipais, onde os municípios defendem de forma integrada os interesses da região, no entanto, no ano de 1988, Silas assumiu a presidência da Associação dos Municípios da Grande São Paulo, entidade da qual foi o principal mentor, lutando pelo reconhecimento da importância da região metropolitana e como tal merecedora de investimentos compatíveis em todos os setores de cada município integrante.

“Líder entre os prefeitos da Região Metropolitana, Silas quer discutir a solução conjunta para problemas comuns”, ressaltou a revista “A Construção”, da Editora PINI numa entrevista exclusiva onde a manchete era “O prefeito dos prefeitos”, divulgada na edição 2127 de 1988.

O Movimento Diretas Já, do qual Silas participou ativamente, é o retrato fiel da maior mobilização da história do Brasil. O comício realizado na Praça da Sé, em São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1984, reuniu 300 mil pessoas batalhando por um único objetivo: restabelecer o direito de eleger o presidente da República pelo voto direto.

Aliás, destaque-se que este comício histórico da Praça da Sé pela luta da redemocrarização do país, teve origem em 1983. Silas era prefeito recém eleito da cidade de Itapevi e durante sua participação num almoço de confraternização realizado pelo Governador André Franco Montoro, no Palácio dos Bandeirantes, com prefeitos e vereadores da Região Metropolitana de São Paulo, propôs a realização de um grande comício na Praça da Sé. A história lhe fez jus: Silas é o autor da ideia que representou, na época, a maior manifestação popular da história do Brasil.

Presente ao encontro, o ex Deputado Federal Almino Affonso, na época Secretário de Estado dos Negócios Metropolitanos, cita o momento em que Silas, durante o encontro, interrompe a fala do então governador do Estado de São Paulo, Franco Montoro e sugere que no lugar de arrecadar assinaturas que fosse realizado um grande comício, no dia 25 de janeiro, como arrancada pelas Diretas Já.

Silas viveu ali um grande momento,quando, tendo sua proposta aprovada pelos presentes, o governador Franco Montoro acatou de imediato a sugestão do jovem e atuante Prefeito de Itapevi.

Alguns anos depois, em 1988, Silas recebeu o convite do então Governador de São Paulo, Orestes Quércia, para assumir a Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos. Na ocasião optou por permanecer em Itapevi e concluir o seu mandato como prefeito, cargo para o qual havia sido eleito.

Outra etapa importante de sua vida pública foi ter sido designado presidente Conselho Consultivo Metropolitano de Desenvolvimento Integrado da Grande São Paulo-Consulti, cuja missão era a de coordenação das atividades governamentais, de modo a assegurar o desenvolvimento integrado da Região Metropolitana da Grande São Paulo.

Nos últimos anos, dando vazão a um de seus talentos, atuou como designer gráfico junto à Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de Cotia. Em maio de 2014, ele recebeu o título de Cidadão Cotiano, em reconhecimento pelos relevantes serviços à comunidade.

Silas teve um passado brilhante em prol da redemocratização do país e no desenvolvimento da cidade de Itapevi, e teve como característica pessoal marcante um profundo respeito e carinho para com as pessoas, principalmente as mais humildes, que até hoje se recordam com ternura do grande ser humano que foi o Prefeito Silas de Oliveira.

Diante do exposto, solicito o fundamental apoio dos obres pares com a finalidade de prestarmos esta justa homenagem à memória do saudoso Prefeito Silas de Oliveira.