Ex atleta de futsal de Cotia se torna árbitra da Fifa

Um prêmio para a dedicação e empenho que vinha tendo nos últimos anos, levou uma ex atleta do futsal de Cotia ao quadro de árbitros da Fifa.

Charly Wendy Straub Deretti era jogadora de futsal, com passagens por clubes de ponta do Brasil e foi contratada para jogar pelo Kurdana Cotia, time da cidade que brilhou entre 2007 e 2013, disputando os principais torneios de São Paulo e até a Liga Nacional. Wendy fez parte da equipe em 2009 e 2010, jogando por Cotia em várias competições. Ainda se tornou parte da comissão técnica do time comandado por Sessa, idealizadora do projeto de futsal na cidade.

Depois disso, Wendy voltou a jogar futsal em Santa Catarina, seu estado natal e começou em 2012 a bandeirar e apitar algumas partidas até se especializar em cursos da Federação Catarinense e CBF. 2016 passou a integrar o quadro da FCF e no ano seguinte atuou no campeonato de Santa Catarina, ora como bandeira e depois árbitra.

Em 2018 entrou para o quadro da CBF e o primeiro desafio foi apitar uma partida da Série D do Brasileirão. Depois vieram jogos na Série C e B em 2019 e a grande notícia, de que integraria o quadro da Fifa a partir deste ano. A CBF ganhou duas vagas para árbitras e uma delas foi de Wendy.

Nesta semana Charly Wendy recebeu do chefe da arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, a certificação de árbitra Fifa.

Por Beto Kodiak

Momentos de Charly Wendy em Cotia
Apitando em Santa Catarina. Foto: Liamara Polli