Ex atacante do Cotia FC é apresentado pelo Botafogo para a Libertadores

O ex atacante do Cotia Futebol Clube, Guilherme, foi apresentado pelo Botafogo para a disputa do Campeonato Carioca, Libertadores e Brasileirão deste ano.

Guilherme, de 21 anos, que jogou pelo sub-20 do Cotia em 2012 e 2013 e vem entrando e estava no Grêmio, onde foi campeão da Copa do Brasil do ano passado.

Guilherme Augusto Vieira dos Santos, 21 anos, nasceu em São Paulo. Depois da passagem pelo Cotia, foi para Porto Alegre jogar na base do Grêmio, depois emprestado ao São José de Porto Alegre, onde disputou o Campeonato Gaúcho e retornou ao time da capital para a disputa do Brasileirão e Copa do Brasil, tendo atuado em mais de 20 partidas com a camisa 38.

O atacante Guilherme chegou a fazer a pré-temporada junto com o grupo o Botafogo, em Domingos Martins, no Espírito Santo, mas só nesta sexta-feira (27) foi apresentado oficialmente pelo clube. Das mãos do gerente de futebol Antônio Lopes, o jovem de 21 anos recebeu e vestiu a camisa alvinegra após o treino da manhã no campo principal do Estádio Nilton Santos.

Ele chega ao Rio de Janeiro sedento para encerrar o jejum de gols que teve no Grêmio e sentir novamente o gostinho de balançar as redes: “Com certeza. Espero que em breve esse gol venha. Só tive oportunidade em uma disputa de pênalti na Copa do Brasil, consegui converter e ajudei o Grêmio a se classificar. Mas agora é buscar esse primeiro gol, com essa camisa. Que venha rápido, o mais rápido possível”, disse o jogador.

Para marcar o gol, porém, Guilherme terá que enfrentar uma forte concorrência no Botafogo. No elenco, Rodrigo Pimpão, Joel, Sassá e Pachu são atacantes que também atuam pelo lado do campo, como o jovem gosta de jogar: “São jogadores de extrema qualidade. Vim para ter meu espaço. Vou trabalhar sempre respeitando meus companheiros e, claro, buscar meu espaço para poder estar jogando”.

O Botafogo volta a jogar pelo Carioca neste sábado, contra o Nova Iguaçu, ás 17h00 no Estádio Nilton Santos. Na quarta-feira, o time estreia na Libertadores, contra o Colo-Colo. Confira outros trechos da entrevista coletiva:

Libertadores como prioridade: “Com certeza a prioridade deste ano é a Libertadores, mas não podemos esquecer do Carioca. Temos um grupo muito forte. Mas com certeza a preferência é a Libertadores, vamos focar na Libertadores sem esquecer o Carioca”.

Desafio de jogar no Botafogo: “Para mim é uma grande oportunidade vestir essa camisa. Eu me sinto muito honrado em jogar em um time dessa grandeza no cenário nacional. Fico feliz com essa oportunidade. Vou encarar de peito aberto. Estou ansioso para jogar logo e muito feliz”.

Características de jogo: “Creio que muitos já me conhecem. Jogo mais pelo lado, beirada do campo. Sou um jogador muito agressivo, sempre buscando ir em direção ao gol”.

Relação com o futebol: “Sou paulista, São Paulo, capital. Comecei muito cedo a jogar bola, passei por alguns clubes de São Paulo, como Osasco, Barueri e Cotia, até minha chegada no Grêmio em 2014 e hoje aqui no Botafogo. Desde menino eu tinha esse sonho, sempre corri atrás. Sou muito novo ainda. É continuar e buscar outras metas”.

Recepção no grupo: “O grupo me recebeu muito bem. Não só o grupo, mas toda a comissão. Foi fantástico. Dá para ver que é um grupo muito unido. Os jogadores se cobram, mas ao mesmo têm muito carinho. Já estou me entrosando e fazendo amizade com o pessoal”.

Características, concorrência e conversa com Jair Ventura: “Professor já me chamou para conversar, deu alguns conselhos, deu algumas opiniões sobre mim, minhas características, perguntou onde gosto de jogar, onde me sinto mais à vontade. Vim para somar e buscar meu espaço, respeitando os companheiros. Vai ser uma briga boa, são muitos jogadores de qualidade, prontos para vestir essa camisa”.

Foco na Libertadores ou no Carioca?: “Libertadores é a ambição do Botafogo para este ano. A gente conversa, sabemos da responsabilidade, mas sempre temos que pensar no próximo dia, e o próximo dia é o Campeonato Carioca e temos que pensar no jogo de amanhã. Após esse jogo, aí sim, vamos mudar totalmente o foco para quarta-feira”.

Da Redação com o Globo Esporte