Estreia da coluna de Tatiana Silva: “Santuários de recuperação animal”

Em sua primeira coluna a bióloga explica o que são e fazem os santuários.

Santuários são locais que resgatam e abrigam animais de várias espécies vítimas de maus tratos, apreendidos do tráfico, circos, ou de alguma outra forma de exploração humana. É feito um trabalho de recuperação desses animais que envolvem várias atividades, sempre tentando realizar a reintrodução ao seu habitat natural e deixá-los livre de stress.

Dentre as atividades realizadas em um santuário podemos citar trabalhos de educação ambiental que relevam a importância da conservação do ambiente e os problemas gerados por criação de animais silvestres em ambientes domésticos; e técnicas de enriquecimento ambiental que visa aproximar o ambiente de cativeiro ao natural, já que fora de seu habitat o animal pode apresentar alterações em seu comportamento.

Depois de receberem os cuidados necessários por uma equipe de veterinários e biólogos, a ideia é devolver o animal reabilitado ao seu habitat natural. A reintrodução é um instrumento da conservação da diversidade do meio ambiente, porem nem todos os animais conseguem ser reintroduzidos, sendo necessário ficarem abrigados em locais apropriados nas instalações dos santuários continuando a receber cuidados. Muitos também são animais que não são nativos do Brasil, o que dificulta esse trabalho de reintrodução.

Diferença entre santuário e zoológico

Os santuários não possuem a intenção de manter o cativeiro indefinidamente assim como no zoológico, e sim temporariamente, se possível. Alguns também não permitem visitas, ou se permitem é mais com o foco em educação ambiental para pequenos grupos e não apenas a exposição dos animais para entretenimento de um grande número de pessoas.

Por não terem fins lucrativos, muitos santuários sobrevivem de doações. Aqui em Cotia, temos como exemplo o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos que existe desde 1991 na região realizando este trabalho de recuperação de extrema importância.

Atualmente o Rancho abriga cerca de 230 animais, entre eles leões, onças, bugios, bichos-preguiça, araras, emas, lontra, cães, gatos e tantos outros vítimas de crime ambiental. Porém com o grande crescimento da cidade, e a grande demanda de recebimento de animais, o espaço já não está mais sendo suficiente. Sendo assim, a equipe do Rancho dos Gnomos iniciou uma campanha de mudança do local para o município de Gonçalves em Minas Gerais. E para que esse objetivo seja alcançado, eles estão contando apenas com doações. A cada R$ 10,00 doado, 1m² de terra é adquirido para a nova sede do Santuário. Você pode doar quanto quiser para que o objetivo seja alcançado e os animais possam continuar sendo recuperados. Acesse o site http://www.ranchodosgnomos.org.br , conheça um pouco mais desse trabalho e colabore com a vida dos animais !

“Os animais não são algo, são alguém” – Leonardo Anselmi

*Tatiana Silva é graduada em Ciências Biológicas pela UMC- Universidade de Mogi das Cruzes e escreve mensalmente no Cotia Agora.