Estreia de José Gleilton da Silva: Espiritualidade Carmelita. O que é OCDS (Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares?

O que é? “É uma associação de fiéis que se comprometem a procurar no mundo a perfeição evangélica, inspirando e nutrindo a sua vida cristã com a espiritualidade e a orientação do Carmelo Teresiano” (artº 1 da Norma de Vida). Ou seja, o Carmelo Secular é constituído por leigos que procuram viver fielmente a sua vocação de batizados, pondo em prática o Evangelho com a ajuda da espiritualidade carmelitana.

Os seus membros constituem-se em pequenas fraternidades e “pertencem inteiramente à família carmelitana e são filhos da mesma Ordem, na comunhão fraterna dos mesmos bens espirituais, na participação da mesma vocação à santidade e da mesma missão na Igreja com a diferença essencial do estado de vida”. (artº 1 da Norma de Vida).

Os Leigos carmelitas, celibatários ou casados, formam uma mesma família com as Monjas de clausura e os Frades. A missão é comum a todos os carmelitas: anunciar ao Homem atual que é habitado por Deus e que n’Ele reside a alegria e a verdadeira felicidade.

Inspirados pela vida e ensinamentos de Santa Teresa de Jesus, Monjas, Frades e Leigos, buscam o rosto de Deus para estar ao serviço da Igreja e do mundo.

Elementos primordiais da vocação – Conforme o parágrafo 9 das suas constituições compete ao leigo carmelita secular:

a) viver em obséquio de Jesus Cristo, apoiando-se na imitação e no patrocínio da Santíssima Virgem, cuja forma de vida constitui, para o Carmelo, um modelo de configuração com Cristo;

b) Buscar a “misteriosa união com Deus” pelo caminho da contemplação e da atividade apostólica, indissoluvelmente irmanada, ao serviço da Igreja;

c) Dar uma importância particular à oração que, alimentada com a escuta da Palavra de Deus e com a liturgia, possa conduzir ao trato de amizade com Deus, não apenas quando se ora, senão quando se vive. Comprometer-se nesta vida de oração exige nutrir-se da fé, esperança e, sobretudo, da caridade, para viver na presença e no mistério de Deus vivo;

d) Penetrar de zelo apostólico a oração e a vida em um clima de comunidade humana e cristã;

e) Viver a abnegação evangélica a partir de uma perspectiva teologal;

f) Dar importância no compromisso evangelizador à pastoral da espiritualidade como colaboração peculiar da Ordem Secular, fiel à sua identidade carmelitano-teresiana.”

Vocação ao Carmelo Secular – A vocação dos Leigos Carmelitas é uma vocação contemplativa, laical e apostólica. Partindo do encontro pessoal com Deus pela oração, o Carmelita Secular, sem perder ou desvalorizar a sua condição laical, vai exercer o seu apostolado no ambiente familiar, profissional e eclesial em que está inserido.

Características – Oração – Cada membro do Carmelo Secular deve privilegiar um tempo diário para a oração para deste modo crescer na intimidade com Deus, a fim de levá-l’O aos irmãos.
A oração é o fundamento da vida do Carmelo. A fidelidade à oração corresponde à fidelidade ao principal preceito da Regra carmelitana: “meditar dia e noite na Lei do Senhor” (conforme o nº 9 da Regra Primitiva da Ordem da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo).
Na oração e no trato amistoso com Deus o Carmelita encontra a razão de ser da sua vocação e do seu apostolado.

Vida fraterna – Os membros do Carmelo Secular constituem-se em pequenas fraternidades. Cada Fraternidade deve ser expressão visível da fraternidade cristã existente nas comunidades apostólicas e que é essencial na Igreja dos nossos dias.
A vida fraterna das Comunidades Seculares exprime-se sobretudo através dos seus encontros, que são ocasião propícia para a formação, a oração em comum, a atenção aos outros e de estreitar a amizade que os une.

Promessas – Através das Promessas os membros exprimem a sua firme decisão de procurar cada dia a perfeição evangélica. Este gesto estabelece um vínculo espiritual e jurídico com a Ordem dos Carmelitas Descalços.
Em comunhão com Maria e com toda a Ordem, os membros do Carmelo Secular que o desejarem, exprimem o seu desejo de seguir a Cristo mais de perto, segundo os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência conforme o seu estado de vida (celibatários ou casados).

Apostolado – A primeira forma de apostolado do Leigo Carmelita é a oração. É a partir da sua relação de amizade com Deus que se desenvolverá todo o seu apostolado. Assim, deve procurar ser “fermento” e “sal da terra” no mundo e ambiente em que vive; partilhar na vida pastoral da Igreja local; ajudar as pessoas a desenvolverem a sua vida espiritual e colaborar nas obras e iniciativas da Ordem.

*José Gleilton da Silva, 46 anos, casado, pai de dois filhos e duas netas é colunista do Jornal Cotia Agora. Nasceu na cidade de Iguatu, estado do Ceará.  Chegou em Cotia em 1983 com 10 anos de idade juntamente com a família e irmãos. É o primogênito de cinco irmãos. Contabilista e Bacharel em Direito, apaixonado por leituras e livros, não E-BOOK. A tecnologia às vezes atrapalha.  Tem preferência pelos livros da ALICE WALKER (escritora americana), mas toda leitura é bem-vinda!  Perseverante no trabalho e na vida, já trabalhou em diversas pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate, em Cotia. Atualmente faz parte da OCDS – Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares, da Comunidade SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ, em Cotia. Também foi aceito e é Associado na Academia Marial do Santuário Nacional – Aparecida. Vem se inspirando na vida de SANTA TERESA DE JESUS (D´AVILA), para finalizar estudos de vida e um futuro livro para leigos.